21 de fevereiro de 2011

Ouvir música dá prazer e muda seu humor

Um estudo conduzido por Robert Zatorre e Salimpoor Valorie, pesquisadores da Universidade de McGill, em Montreal, concluiu que o ato de escutar música pode dar prazer a partir da liberação rápida de dopamina.

A dopamina é responsável por sensações de prazer e adrenalina, além de reforçar atividades comuns para nossa sobrevivência, como reprodução ou alimentação. Por este neurotransmissor ser um estimulante do sistema nervoso central, ele também está por trás de dependências químicas e outros vícios.

Tendo artigo publicado na revista Nature Neuroscience, os jovens, de 19 e 24 anos, colocaram oito voluntários ao som de suas músicas favoritas – do jazz ao tango –, enquanto avaliavam o nível de liberação de dopamina, atividade cerebral e frequências respiratórias e cardíacas. Além da alta taxa de liberação antecipada de dopamina, os voluntários apresentaram tremores de prazer durante o experimento.

Os resultados da pesquisa mostram o motivo pela qual a música é tão valorizada, de acordo com Salimpoor: "Estes resultados mostram por que a música pode ser utilizada em propagandas ou filmes, para manipular o humor da sociedade. O artigo pode servir como ponto de partida para investigações mais detalhadas de como a dopamina sustenta as mais variadas formas abstratas de prazer".

A música não é a única experiência cultural que afeta circuitos cerebrais e gera êxtase. Outros pesquisadores já elaboraram artigos explicando como ver obras de arte também pode ser uma atividade prazerosa.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.