12 de fevereiro de 2011

TVs conectados já são 21% do mercado mundial

Embora ainda não tenham saído as estatísticas oficiais, já se sabe que os chamados webTVs - TVs que se conectam diretamente à internet - já ganharam uma parcela significativa do mercado mundial. Segundo a empresa de pesquisas DisplaySearch, dos EUA, as vendas desse tipo de aparelho em 2010 representaram 21% de todos os televisores comercializados no mundo.

Segundo o estudo, foram vendidos no ano passado cerca de 205 milhões de televisores em todo o mundo, dos quais 43 milhões possuem dispositivos de acesso à web. Japão (com 4,2 milhões de unidades) e Europa Ocidental (2,5 milhões) foram as regiões onde o produto atraiu maior número de compradores, seguidos da América do Norte. Os pesquisadores comentaram que isso se deve à boa disponibilidade de conexões de alta velocidade, que funciona como impulsionador das vendas de webTVs.

A DisplaySearch divulgou também uma análise sobre as perspectivas dos TVs conectados para os próximos quatro anos, indicando que as regiões com maior potencial de crescimento são Europa, América do Norte e China. Até 2014, diz o estudo, estarão sendo comercializados aproximadamente 125 milhões de TVs com esse recurso em todo o mundo, sendo que a América Latina deve ser responsável por cerca de 2% a 3% desse total.

Outra pesquisa, da empresa com.Score, divulgada na semana passada, confirma que dobrou o número de usuários que utilizam a internet para assistir a conteúdos gerados pelas emissoras de TV. Serviços como Hulu permitem ver online episódios de séries que o usuário tenha perdido na transmissão normal, o que faz crescer ainda mais o interesse pelos TVs conectados. Com uma boa conexão de banda larga, é possível assistir a esses conteúdos até em alta definição.

Já a empresa SeeReal, que oferece serviços de internet via TV no mercado americano, revelou pesquisa realizada entre seus clientes (cerca de 10 milhões de usuários) indicando que 40% deles já têm o hábito de conectar seu TV ao computador para assistir a conteúdos online.

No Brasil, os chamados "web TVs" também estão crescendo, embora nenhum fabricante ainda tenha divulgado números. Pelo menos dois deles - Philips e Sony - passaram a incluir o recurso em todas as suas linhas. A Philips é a primeira a dotar seus TVs de um navegador especial, que permite navegar na maioria dos sites e acessar qualquer conteúdo, inclusive e-mail e redes sociais (veja aqui um vídeo).

Já os demais fabricantes continuam negociando parcerias para aumentar a oferta de conteúdos especiais, que só podem ser acessados pelos TVs.

[HT]

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