O ano de 2012 registrou um marco importante no mercado de TVs
conectadas: mais de cem milhões de unidades instaladas. Pesquisa da
Strategy Analytics afirma que foram registrados 104 milhões de smart TVs
em 2012, com penetração de até 20% em mercados como os Estados Unidos.
A pesquisa também diz que haverá um significante avanço da China a
partir deste ano, quando tomará a posição de segundo lugar dos
norte-americanos (o líder é o Japão) no mercado mundial. Grande parte do
crescimento se deve às plataformas baseadas em chips ARM e com sistema
operacional Android, que permite aos fabricantes chineses vender
aparelhos mais baratos ao consumidor e com uma grande oportunidade de
aplicativos com o sistema do Google. Por outro lado, diz a Strategy
Analytics, a pouca oferta de conteúdo para TVs conectadas nos EUA acaba
por prejudicar o desempenho deste País.
Os países com maior número de smart TVs até dezembro de 2012, segundo a
companhia, são Japão (21,1 milhões de unidades), EUA (15,8 milhões),
China (13,8 milhões), Alemanha (7,1 milhões) e Reino Unido (6,8
milhões).
Ultra HD
A Strategy Analytics também prevê que em 2016, as TVs de ultra alta
definição (Ultra HD) deverão estar instaladas em cerca de 10 milhões de
domicílios no mundo. Mas o potencial é ainda maior: em 2020, a empresa
acredita que as TVs Ultra HD estarão em mais de 130 milhões de
domicílios no mundo.
Em dois anos, o mercado já venderá mais de um milhão de TVs Ultra HD.
Até 2020, as vendas anuais passarão das 50 milhões de unidades. Nos
próximos cinco anos, o estudo prevê que o preço dessas TVs caia para US$
2 mil ou menos.
Como aconteceu com as TVs Full HD atuais, as telas ficarão cada vez
maiores, com 60 polegadas a 100 polegadas. Os modelos de 80 polegadas
corresponderão a 26% das vendas globais em 2020, enquanto os de 79
polegadas serão 61%. O grande desafio, diz a Strategy Analytics, será
prover conteúdo Ultra HD pela Internet, pois a demanda de banda será bem
maior.
[Telaviva]

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