4 de agosto de 2013

Mídia internacional elege Nexus 7 o melhor tablet da categoria

Na última quinta-feira, 25, o Google apresentou seu novo tablet: o Nexus 7. A nova geração do aparelho de 7” foi distribuída a alguns jornalistas norte-americanos, que puderam testá-lo e fazer análises.

A maioria dos sites de tecnologia se surpreendeu com o tablet, elegendo-o o melhor da categoria, deixando o Kindle Fire HD para trás e rivalizando com o iPad mini. Segundo a imprensa internacional, o produto do Google é, em si, muito melhor que o concorrente da Apple; o problema fica por conta da escassez de aplicativos especificamente desenvolvidos para tablets no Android.

Algumas das características que mais impressionaram os jornalistas foi a velocidade de processamento, principalmente para vídeos; além da resolução da tela, superior à de quase todos os concorrentes. Tudo isso pelo competitivo preço de US$ 230 (8 GB).
Além do baixo número de aplicativos, os veículos também lamentaram a ausência de uma entrada para cartões SD, usados para expandir a memória. Veja as especificações e as opiniões compiladas de alguns sites:

Especificações:
Resolução: 1920 x 1200
Densidade de pixels: 323ppi
Sistema: Android 4.3 Jelly Bean
Audio: Stereo + Surround
Memória RAM: 2 GB
Processador: 1.5GHz Snapdragon S4 Pro
Câmera traseira: 5 MP
Câmera frontal: 1.2 MP
Outros recuros: NFC, carregamento sem fio, conexão 4G LTE
Diz que o Nexus 7 não é muito confortável para se carregar no dia a dia, mas melhorou muito o desempenho, a qualidade da tela, os recursos adicionais e ainda conta com o Android 4.3, que traz boas novidades.

Ressalta, ainda, que ele é mais barato do que o Samsung Galaxy Tab 3 e o iPad Mini – ambos de 8”. Na avaliação geral, o aparelho do Google vence os concorrentes. “O Nexus 7 apresentou melhorias suficientes para receber a coroa do melhor tablet pequeno e a melhor escolha depois do iPad grande”.
O site endossa a comparação com o iPad Mini, afirmando que o gadget do Google tem especificações superiores e melhor custo-benefício. “Por US$ 100 a menos do que o iPad Mini, eu conseguirei muito mais do Nexus 7”, escreve.

O review trabalha bem no “calcanhar de Aquiles”: o ecossistema, único ponto favorável para o iPad mini. Porém, o autor afirma que, comparando apenas os sistemas operacionais, a última atualização do Android traz vantagens em relação ao iOS. 

“O Nexus 7 dá uma bela surra em seu principal concorrente, o Kindle Fire, com hardware superior pelo mesmo preço”, compara o site ao concordar que o produto é o melhor da categoria. Além disso, o veículo também ressalta que, nos Estados Unidos, o dispositivo custa metade do preço do novo iPad.
O maior problema, segundo o review, é a memória. O tablet recém-lançado não aceita cartão SD e está disponível em apenas dois modelos: com 8 GB e 16 GB de armazenamento. No geral, o aparelho é considerado forte, mas não revolucionário. 

A LaptopMag chega à mesma conclusão dos demais. “O Nexus 7 não é apenas o mais fino e leve com esse tamanho de tela, é o mais potente também, e oferece uma tela de alta definição e alto-falantes stereo”, avalia.
As únicas críticas, novamente, são direcionadas à ausência de entrada para cartões SD e a escassez de aplicativos na comparação com o iOS. “No entanto, a resolução de 1024 x 768 do iPad mini parece datada perto do rival”, confirma.
O Kindle Fire HD, da Amazon, que dominava o mercado de tablets Android, leva a melhor em apenas um quesito: controle para os pais que dividem os aparelhos com seus filhos. Fora isso, o novo Nexus 7 vence na resolução de tela, desempenho e na vida da bateria.

O Mashable também avaliou o gadget positivamente, enaltecendo a tela de alta definição, que agora conta com 323 ppi de densidade de pixels. O site elogia também o processamento de vídeos e considera o aparelho elegante e leve. As críticas se voltam à ausência do cartão SD e à câmera, considerada apenas OK.


[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.