4 de agosto de 2013

Especialistas comandam carros com controle de videogame

Com alguns cabos, um laptop e um controle de NES, experts de segurança norte-americanos foram capazes de controlar dois carros (um Ford Escape e um Toyota Prius), mesmo quando os motoristas estavam ao volante.

A demonstração faz parte da pesquisa de Charlie Miller e Chris Valasek, que tentam demonstrar as falhas de seguranças presentes nos veículos modernos. A pesquisa está sendo bancada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA, na sigla em inglês) e será apresentada em agosto, em Las Vegas.

Para o feito, foi necessário criar um software específico para controlar o automóvel e conectar cabos do controle de videogame e do laptop à unidade de controle eletrônico (ECU) dos automóveis. A ECU é capaz de controlar uma série de funcionalidades, como aceleração, breque, volante, buzina etc.

Uma porta-voz da Toyota disse à BBC que não considera o que os pesquisadores fizeram como uma invasão hacker. Afinal de contas, os equipamentos tiveram que ser conectados ao carro, e isso não oferece muito risco aos passageiros, que logo perceberiam o perigo.


[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.