18 de agosto de 2012

Ultra definição ganha força no Exterior


Se os TVs e projetores Full-HD estão se tornando onipresentes, a indústria já trabalha na próxima geração de equipamentos. Nos Estados Unidos, na Europa e principalmente na Ásia, começam a tomar forma os displays chamados genericamente 4K, que oferecem o dobro da resolução de imagem utilizada atualmente.

Na Coreia, a LG anunciou que já está vendendo, sob encomenda, o primeiro TV 4K do mundo, com tela 3D de 84 polegadas. Apesar do custo de US$ 22 mil e do fato de não existirem conteúdos nessa resolução para serem exibidos no aparelho, o simples anúncio despertou curiosidade - a empresa, inclusive, aproveitou a Olimpíada de Londres para veicular publicidade do produto na TV europeia.

Vários fabricantes estudam a viabilidade comercial dos TVs 4K, alguns dos quais já foram exibidos em eventos como a CES, em Las Vegas. Um dos obstáculos é a falta de um padrão para equipamentos e conteúdos nesse formato. Por isso, a Consumer Electronics Association (CEA), que reúne cerca de 2 mil empresas, entre elas quase todos os principais fabricantes, formou um grupo de trabalho para definir as normas técnicas da TV 4K. Um estudo mundial encomendado pela CEA concluiu que qualidade da imagem e tamanho da tela são, respectivamente, os dois fatores que as pessoas mais valorizam em um televisor.

Ainda nos Jogos Olímpicos de Londres, as emissoras BBC (britânica) e NHK (japonesa) estão testando um protótipo de sistema de filmagem e transmissão de imagens com resolução 8K, além de áudio em 22.2 canais. A tecnologia chamada "Super Hi-Vision", desenvolvida pela NHK, oferece resolução 16 vezes maior que a atual Full-HD.  

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.