16 de agosto de 2012

Mercado de projetores resiste

Houve quem pensasse que, com a popularização dos TVs de tela grande, os projetores iriam desaparecer das casas e apartamentos. Não é o que acontece, segundo as pesquisas mais confiáveis pelo mundo afora. Uma das mais recentes, da empresa americana Futuresource Consulting, mostra que o crescimento foi de 11,4% nos doze meses terminados em junho. O número se refere às vendas dos fabricantes ao varejo e incluem ainda as vendas diretas a órgãos de governo e grandes empresas.

Como sempre, não há números sobre o Brasil – apenas a informação de que as vendas vêm sendo prejudicadas por greves nos portos, o que não chega a ser novidade. Mas o uso de projetores parece estar crescendo em países importantes, como Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Este ainda é o maior mercado do planeta, com vendas de quase 600 mil unidades em um ano, vindo a seguir a China, com 430 mil.

Conversando com Gabriel Gonçalves, que coordena a área de projetores da Epson do Brasil, percebi otimismo, especialmente com a adoção dos modelos 3D. Depois de um período de certa estagnação, a empresa japonesa – que detém alta tecnologia no setor – voltou a apostar no país e está lançando mais dois projetores desse tipo (mais detalhes neste vídeo).

Há uma razão técnica para essa espécie de revival: nem todo mundo está satisfeito com a imagem brilhante dos TVs, especialmente quando se trata de ver filmes que contêm cenas escuras. Quanto maior o tamanho do TV, maior o envolvimento; mas, dependendo do conteúdo, maior também a irritação nos olhos. Com um projetor – e, claro, uma boa tela de projeção – é possível obter imagens excepcionais de 100, 120 polegadas (ou até maiores, dependendo do espaço disponível) numa sala com iluminação controlada.

O problema, muitos usuários não querem admitir, é que a regulagem de um projetor nem sempre é fácil, embora modelos recentes possuam mais controles automatizados. Escolher e instalar a tela de projeção mais adequada também exige certa experiência. E nem todo mundo quer pagar por isso. Aí, então, o TV acaba sendo bem mais cômodo.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.