26 de junho de 2010

Toshiba cria misto de tablet e mini-PC com duas telas



A Toshiba acaba de lançar um gadget um tanto curioso: o Libretto W100. Parecido com o tablet de duas telas da Microsoft, o Courier – que não vingou -, ele tem duas telas e também lembra um Nintendo DS. A Toshiba, porém, prefere chamá-lo de laptop ultraportátil, já que ele é inspirado na sua linha de mini-PCs, os Librettos.

Tablet ou mini-PC, o Libretto W100 tem características interessantes. Como um tablet, tem telas sensíveis ao toque iluminadas por LED (1.024 por 600 pixels de resolução) e, é claro, exibe um teclado virtual. À moda dos computadores de mão, ele também conta com acelerômetro interno para ajustar a tela à sua orientação. Parece bastante adequado para usar tanto como e-reader como para jogos e navegação na web.

A tarefa de fazer o gadget funcionar fica por conta de um Pentium U5400 de 1,2 GHz, 2 GB de memória RAM e do Windows 7. O espaço interno é de 62 GB. O Wi-Fi segue o padrão 802.11n, e há entradas para microSD, USB e uma câmera.

O pesinho de 700 gramas mostra o que a Toshiba quer dizer com ultraportabilidade, mas a duração de bateria de 2 horas é de chorar. Com a opção de bateria de alta capacidade, dá para estender o tempo para 4 horas, embora ainda não seja tudo que pedimos a Deus.

A pena é que o Libretto W100 só será vendido em quantidades limitadas. No Japão, o preço será 1.320 dólares. Mas, se fizer sucesso, quem garante que não vai invadir as prateleiras pra valer? Também seria uma boa se ele inspirasse outras fabricantes a lançarem tablets mais criativos, fora do padrão do iPad.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.