25 de junho de 2010

Pneu que não fura chega ao Brasil

Ter um pneu perfurado por pregos assusta. Não somente pelo infortúnio de precisar trocá-lo, mas pela insegurança nas estradas e cidades do país. Essa possibilidade agora deixa de existir.

Chega ao Brasil uma tecnologia inovadora para o mercado de pneus, trata-se do Finixx Tires, o pneu – como a própria empresa enfatiza – que nunca fura.

Importado pela Victoria Atacadista, o produto foi desenvolvido na Suécia, é produzido na Tailândia

Um grupo de pesquisadores chineses, coreanos e suíços passou os últimos dez anos desenvolvendo um pneu que pudesse ser perfurado por objetos de até oito milímetros de diâmetro sem que precisasse ser trocado.

De olho no potencial de vendas, a fabricante tailandesa Finixx adquiriu a patente do produto e agora vai exportá-lo para o Brasil.

À frente da revendedora brasileira, a Vitória Atacadista, Gil Viana, diz que o material usado no revestimento interno do pneu é o responsável por essa inovação.

“A mistura de estireno, isopreno estireno e bloco polímeros, batizada de mix SIS ou macromolécula, foi obtida por meio da nanotecnologia”, informa.

Segundo Viana, o material tem textura semelhante a de uma gelatina. Isso é importante porque o composto precisa aderir ao objeto perfurante, como uma cola, impedindo que o ar do pneu escape.

A película funciona ainda como um esparadrapo encobrindo o buraco deixado pelo objeto, assim que ele é retirado.

“Nos testes, foi comprovada a eficiência dessa tecnologia com furos de até 12 milímetros. Mas por segurança, garantimos a qualidade do produto com uma perfuração equivalente à largura de uma caneta Bic.”
Mas o executivo diz que se a roda passar por cima da calçada e rasgar, não tem jeito. Precisa comprar outro pneu. “Outra vantagem é que não importa quantas vezes um prego ou caco de vidro fure o mesmo local.” A película regenera a cobertura inúmeras vezes.

O pneu pesa de 2,5 a 3 quilos a mais que um tradicional por causa da macromolécula e da lateral que é reforçada.

“Em teoria, a durabilidade era para ser a mesma dos pneus tradicionais. Mas como ele não estraga com facilidade e mantém o ar por mais tempo, o pneu da Finixx acaba tendo uma vida útil mais longa.”

“Nos Estados Unidos, onde as estradas são bem cuidadas, a garantia da vida útil é de 80 mil quilômetros (km). No Brasil, onde nossas estradas e ruas são um desastre, a expectativa é que os pneus consigam rodar por 45 mil km.”

Mas, mesmo sem furar com facilidade, os pneus precisam ser calibrados e balanceados regularmente. Isso porque eles perdem ar de forma natural pelas válvulas de enchimento, conhecidas como ventios.

Preço

De acordo com Viana, os pneus da Finixx serão vendidos pelo mesmo preço dos melhores do mercado, como Bridgestone, Michelin e Yokohama.

“O modelo 195/60R15, que é usado em carros como Vectra, custará em média R$ 500.” O empresário informa que, inicialmente, trará 11 modelos para o Brasil. Mas esta fazendo o molde de outros 40 (de carga e de passeio), que serão fabricados na Tailândia.”

A diferença do produto para os pneus blindados é que, por mais que eles resistam a tiros, precisam ser trocados. “E são poucas oficinas que sabem consertá-los. Além disso, o reparo é muito caro.”

“O nosso pneu não resolve todos os problemas mas não deixa o consumidor na mão. Se um blindado for perfurado e o motorista for jantar, em três horas, o pneu está completamente vazio. O nosso não.”

[Hdtvrs]

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