14 de junho de 2010

Como errar (ou defender) um pênalti

Para errar um pênalti não basta ser ruim de chute: é preciso olhar para o goleiro na hora de cobrar.

Agora, se você é goleiro, o segredo para pegar a bola é ficar no meio do gol e agitar os braços, chamando bastante a atenção do batedor.

Essas são as conclusões de um estudo da Universidade Exeter liderado pelo pesquisador Greg Wood. De acordo com sua análise, os jogadores têm mais chances de acertar o chute no fundo do gol em uma situação de estresse se não olharem para o goleiro.

Aqueles que olham antes de chutar tendem a mandar a bola para o centro do gol, o que a torna fácil para ser pega. Isso porque o cobrador de pênalti se concentra no goleiro e, assim, sem querer, chutar a bola em sua direção.

Da mesma forma que os jogadores devem fazer de tudo para ignorar o goleiro, estes deveriam se fazer notar a todo custo, movendo braços e pernas. A ideia é que, se você se mostra mais ameaçador, captura a atenção do oponente. A dica para os goleiros é, portanto, ficar no meio do gol e se mexer.

O estudo, que será publicado na Journal of Sport and Exercise Psychology, usou 14 membros do time da universidade em testes.

Usando óculos especiais, que permitiam aos pesquisadores saber para onde estavam olhando, os jogadores tiveram que bater duas séries de penalidades: em condições normais e sob estresse. Na primeira, eles tinham apenas que acertar o chute; já na segunda, eles souberam que os acertos seriam recompensados em dinheiro – e o vencedor ganharia 50 libras.

Os pesquisadores notaram que, quando estavam ansiosos, os atletas olhavam por mais tempo para o goleiro. Como conseqüência, 45% dos chutes falhou, comparado a 20% fora de estresse.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.