11 de junho de 2010

Laptops, coisa do passado?

“Laptops são notícia velha, coisa do passado”, disse o produtor americano Jeffrey Katzenberg, dono da DreamWorks, responsável por êxitos como “Shrek” e “Madagascar”. Ele se referia à enxurrada de novidades eletrônicas que vêm surgindo, na esteira do impacto causado pela tecnologia 3D e pela comunicação móvel. “Pessoalmente, já deixei de usar um laptop, prefiro muito mais o iPad, que para mim será o futuro do computador”. Pode até ser exagero, mas é bom prestar atenção quando alguém assim fala. Katzenberg, que alguns chamam de “o maior evangelista do 3D”, foi um dos homens que revigoraram a Disney nos anos 80, transformando-a numa máquina de fazer dinheiro muito mais poderosa do que foi nos tempos do velho Walt. E, como sócio de Steven Spielberg, colocou a DreamWorks entre os grandes estúdios de Hollywood.

Katzenberg participou esta semana do evento D: All Things Digital, na Califórnia, promovido pelo The Wall Street Journal, onde os principais executivos da indústria debateram e deram entrevistas sobre as atuais tendências de mercado. Ainda vou comentar em futuros posts o que disseram, por exemplo, Steve Jobs e Bill Gates, mas me chamou a atenção o discurso de Katzenberg porque, também nesta semana, está acontecendo em Taiwan a edição 2010 da Computex, hoje a mais importante feira internacional de informática. E, segundo o IDG News Service, há uma fantástica série de novidades nesse campo.

Está chegando, por exemplo, uma nova geração de computadores portáteis dotados da tecnologia WirelessHD, que permite transferir altas quantidades de dados em questão de segundos. Dois fabricantes que apostam nisso são as taiwanesas Acer e Asustek, prometendo lançar, no máximo até o ano que vem, laptops próprios para games de alta definição. Com eles, um TV de 50″, por exemplo, pode ser transformado num monitor para jogos avançadíssimos – é bom lembrar que a indústria de games não para de crescer. Um dos modelos da Asus terá tela 3D de 17″, ou seja, para muita gente nem será preciso conectar o TV.

Outra tecnologia a ser incorporada aos novos laptops é o padrão Bluetooth 3.0, que aumenta em cerca de oito vezes a velocidade de transmissão de dados. Será possível transferir um filme em alta definição – do laptop para outro computador, por exemplo – em alguns minutos. E com a vantagem de consumir muito menos bateria do que as conexões WiFi ou WHD. Como se sabe, o padrão Bluetooth funciona em distâncias curtas (2 ou 3 metros, no máximo) e, portanto, é muito menos suscetível a interferências e quedas de sinal.

Com tudo isso, dá para dizer que laptop é notícia velha?

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.