24 de junho de 2010

Tablets devem roubar cena de netbooks


Embora minilaptops venham segurando mercado de PCs, venda de tablets como iPad passarão a contar com maior fatia no segundo semestre.

A categoria emergente de computadores slate – ou tablets – liderada pelo iPad da Apple, pode marcar o início da era netbooks, os laptops de tamanho menor que há mais de um ano seguram o mercado de PCs, informa a DisplaySearch.

Em seu último relatório, a consultoria informou que a categoria emergente de computadores poderiam passar a ganhar market share dos netbooks a partir do segundo semestre deste ano. Por trás dessa previsão está o sucesso de vendas do iPad, lançado no dia 3 de abril.

“O primeiro trimestre de 2010 sinaliza o nascimento dos slates PCs e, possivelmente, por consequência, o início do fim da era dos netbooks”, informou, em comunicado, John F. Jacobs, diretor de pesquisa na DisplaySearch.

A Apple anunciou no final de maio que havia vendido mais de dois milhões de iPads em 59 dias. Alguns analistas acreditam que a fabricante poderá vender sete milhões de unidades apenas neste ano.

Parte do sucesso do hardware se deve aos aplicativos que a Apple disponibilizou para o iPad por meio da Apple App Store. Fabricantes que planejam tablets com Android tendem a copiar a estratégia da Apple para ter sucesso de vendas.

“O resultado é que quem comprar os slates terá a vantagem deste modelo de software, adicionando apenas as funcionalidades que quiser em seu device”, acredita Jacobs.

A DisplaySearch também reportou que as vendas globais de laptops no primeiro trimestre somaram US$ 31,1 bilhões, o maior nível em 18 meses. A receita com notebooks cresceu 31% em relação ao mesmo período do ano passado.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.