18 de junho de 2010

Interatividade finalmente chega ao mercado


Ginga, agora com outro nome, já pode ser encontrado e vai ser testado durante a Copa.

Anunciada desde 2007, quando foi implantado o padrão de TV digital brasileiro, a plataforma Ginga – que permite aplicações interativas na televisão – finalmente está chegando ao mercado. Por iniciativa das emissoras, o nome foi alterado para DTVi. O primeiro aparelho com esse recurso é o celular TV Phone GM600, da LG, que está chegando às lojas ao preço médio de R$ 699 (variando conforme a operadora).

Os usuários do aparelho poderão testar suas funções interativas durante a Copa do Mundo. A TV Globo, em parceria com a LG, fez uma demonstração dos aplicativos na semana passada, em São Paulo, prometendo usá-los em alguns jogos. Um dos mais aguardados benefícios do padrão brasileiro (SBTVD), a interatividade pode ser encontrada também nos TVs LG da linha Time Machine LH45 e nos conversores digitais da marca Proview, segundo os fabricantes.

O primeiro aplicativo criado pela Globo (veja o vídeo clicando aqui) permite que o telespectador obtenha informações adicionais dos jogos, participe de enquetes e receba mensagens com notícias, entre outras opções. O serviço é gratuito, mas as opções de SMS e enquete, que exigem um canal de retorno, são cobrados. “Depois da Copa do Mundo, o aplicativo continuará disponível durante todo o campeonato brasileiro de 2010”, diz Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo-SP.

A interatividade é vista pelas emissoras como um dos grandes trunfos para popularizar a TV Digital, embora nem todos os fabricantes de equipamentos apostem na idéia. Na prática, as aplicações interativas ainda não foram bem sucedidas em nenhum país do mundo. No Brasil, os fabricantes não se mostram animados nem mesmo com a produção de conversores digitais – a maioria deles não é compatível com interatividade. Recentemente, a Associação Pró-teste de defesa do consumidor publicou uma avaliação comparativa de quatro modelos de conversor para verificar itens como versatilidade, segurança elétrica e mecânica, desempenho, consumo elétrico, facilidade de uso, sensibilidade ao sinal, recepção, codificação, sincronismo, níveis de interferência e resolução de vídeo. Foram detectados problemas em vários casos.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.