20 de junho de 2010

Corte os desperdícios e o fast-food da sua rotina


Alimentação saudável ainda é desafio para quem mora só, vença mais este


Usar a falta de companhia em casa como desculpa para comer mal (e engordar) é uma estratégia que pode até dar uma aliviada na consciência. Mas o refresco passa longe da sua saúde e da balança, que acusam em pouco tempo a sua falta de cuidado com a alimentação.

"Existem muitas alternativas saudáveis para quem mora só manter o equilíbrio à mesa. Para essas pessoas, normalmente bastante exigentes, a dica é aliar praticidade e paladar saboroso", afirma a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella. Evitar os desperdícios e cortar o fast-food vai ficar muito fácil com as dicas que a nutricionista separou para você.

Monte o cardápio da semana. Se você acredita que uma refeição mais elaborada seria um desperdício (afinal muita comida acaba sobrando), pode experimentar montar um cardápio semanal. Programe a ida ao supermercado para comprar os ingredientes que faltam e faça disso um passeio, experimentando alimentos novos para inserir em seu cardápio. Muitos legumes rendem pratos variados e podem ser aproveitados em receitas diferentes, por exemplo.

Porções individuais. Comprar filés e perceber que somente um basta para matar sua fome, depois de descongelar todos, levaria os que sobraram à lata de lixo em poucos dias. A solução contra isso é separar carnes, frangos e peixes em porções individuais, assim que forem comprados, e congelar para uma próxima refeição.

Polpas. Para quem não vê sentido em ir à feira só para comprar meia dúzia de maçãs, que passarão a semana abandonadas na fruteira, as polpas são a melhor alternativa. Basta comprar e congelar até o momento em que sentir vontade de tomar um suco com o gosto da fruta. Além do fato de que são mais nutritivas que sucos em pó, por não terem corantes.

Refeições sempre prontas. Quando tiver tempo para fazer uma refeição, priorize uma quantidade que possibilite repartir e guardar para outra ocasião. Arroz e feijão podem ser separados em pequenas porções e congelados. Dessa forma, sempre haverá o básico pronto para o consumo.

Legumes pré-cozidos. A melhor opção para ter sempre à mão uma refeição saudável. O preparo é mais rápido do que o do legume cru e pode ser facilmente adicionado a qualquer refeição.

Saladas prontas. Reserve um tempo para prepará-las, deixando as folhas lavadas e divididas no tamanho das suas refeições. Temperar não leva mais do que um minuto.

Leite em pó. Não é porque você mora sozinho que, como não consome a caixa de leite dentro do prazo de validade, vai viver à base de café e refrigerante. Um bom substituto é o leite em pó, pois basta fazer a quantidade necessária, sem desperdícios.

[Minhavida]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.