16 de junho de 2010

Assista aos jogos da Copa do Mundo sem prejudicar a sua dieta


Cerveja e petiscos são uma combinação perigosa


Quando se fala em Copa do Mundo, os brasileiros logo pensam em festa. Reunir os amigos, arrumar as comidinhas na mesa da sala de TV, colocar a bebida para gelar e não desgrudar da bandeira verde e amarela até o último minuto de jogo.

Isso tudo quando o horário permite que a comemoração seja feita em casa. Mas se for durante o expediente de trabalho, então, qualquer lugar que tenha uma televisão já é uma festa.

E se o encontro for em um bar, a premissa é que tenha a combinação bombástica para a dieta: cerveja e petiscos. "Essa escolha é considerada altamente calórica e com alto teor de gorduras, o que pode contribuir para o excesso de peso e aumento do nível do colesterol ruim (LDL)", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Algumas opções do cardápio do torcedor, como o cachorro quente e o amendoim, podem derrubar uma dieta balanceada. A nutricionista sugere consumir os alimentos oleaginosos, como a castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, pistache e nozes, que possuem gorduras insaturadas (gordura boa), e apresentam grande quantidade de antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular, afastando doenças.

Outras alternativas saudáveis são: soja assada, torradinhas integrais com patês variados (de frango, atum, ricota, cottage), legumes em palitos com ervas e azeite de oliva, frutas secas e frutas picadas. Mas nada de extrapolar.

Mesmo estas opções precisam ser consumidas com moderação. "Mesmo que sejam alimentos saudáveis, tenha cuidado com a quantidade consumida, pois tudo em excesso faz mal a saúde e pode contribuir com os quilinhos a mais", alerta Fabiana.

Brinde com os sucos naturais

Além dos petiscos, a escolha da bebida também é muito importante, prefira sucos naturais (melancia, melão, abacaxi, caju), de polpa (frutas vermelhas) e suco de uva integral.

Cuidado com a cerveja

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, que é uma bebida calórica. Um copo de chopp (300 ml) contém 123 kcal. Nesse caso, a dose recomendada diária seria de dois copos de chopp ou duas latas de cerveja.

O ganho de peso pode não ser visto em um ou dois dias de exagero, mas fazer da alimentação inadequada um hábito. "Se uma pessoa que tem uma boa alimentação e mantém o seu peso estável exagerar 500 calorias em 3 dias de jogo, o ganho de peso não chega a 250 gramas.

Por outro lado, uma pessoa que já está em fase de ganho, pode facilmente atingir um exagero de 1000 calorias a mais no dia, o que pode representar um ganho de meio quilo em 3 dias", explica a nutricionista.

[Minhavida]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.