1 de maio de 2010

Philips aposta em HDTVs com browser, LEDs e 3D


Ano de Copa do Mundo, ano de várias empresas brigando para ver quem vai vender mais TVs. Hoje a Philips mostrou as cartas que colocará na mesa para tentar conquistar o Brasil, entre elas o Full HD, a NET TV (com browser!), a iluminação por LED, o 3D e um velho conhecido nosso, o Ambilight.

O pacote de lançamentos começa com duas linhas de entrada, a 3600 e a 3800, cuja diferença básica é que a primeira conta com uma taxa de atualização de 60 Hz e a segunda com 120 Hz. As duas, assim como todos os lançamentos, são Full HD. Ambas são LCD, com iluminação tradicional de tubos fluorescentes.

Dessa linha até a 8000, todas são de LCD iluminado por LED. As linhas 5000 e a 6000 têm opções de 32, 40 e 46 polegadas. A 5000 é diferente da 6000 porque não tem o Ambilight. Lembram dele?

Ambilight é aquela tecnologia da Philips para emitir luz na parede da sala, mudando de cor do ambiente de acordo com a imagem, que não deu muito certo por aqui um tempo atrás… Pois é, a Philips mostrou que é persistente. Segundo seus executivos, o relançamento do Ambilight é a “nova” aposta da companhia.

O benefício principal é que olhar para a TV cansa menos, já que não haverá apenas um foco de luz. Além disso, a experiência é mais imersiva, mas só se o ambiente da sala for apropriado. São dois os motivos pelos quais ele pode não ter dado certo por aqui antes. Em primeiro lugar, ele deixa as TVs consideravelmente mais grossas. Depois, ele aumentava o preço em cerca de 30%. Agora, a expectativa da Philips é conseguir vender a tecnologia sem aumentar tanto o preço – de 10 a 12%.

As linhas 6000, 8000 (abaixo), 9000 e a TV 21:9 foram as escolhidas para exibir as luzes atrás.

As 8000 e a 9000, de 40 ou 52 polegadas, e a 21:9 terão a NET TV, com conexão Wi-Fi e até um browser. Antes que surja a dúvida: não, ele não roda Flash. E é bastante ruim navegar no browser com o controle remoto. Mas não sejamos pessimistas, o browser já é um bom avanço.

A 9000 será preparada para 3D, assim como a Cinema 21:9, que já foi debulhada pela Info. Mas apesar do lançamento, a Philips não parece estar acreditando muito no 3D. As TVs são apenas “preparadas para 3D”. Isto é, será necessário comprar um kit com transmissor, óculos e disco de instalação de software. Segundo a empresa, isso se deve à crença de que o 3D ainda não vai pegar este ano por causa da falta de conteúdo em três dimensões. Quem quiser usar os óculos e o transmissor, porém, pode comprá-los separadamente.

Vai ser possível encontrar as TVs nas lojas nas primeiras semanas de maio, até a série 6000. A 8000, a 9000 e a Cinema 21:9 vêm aí no mês de setembro. Nada de preços ainda, exceto pela última: serão pesados 13 000 reais.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.