18 de maio de 2010

Você sabe como escolher o seu modem 3G?

Os mini modems 3G se tornaram uma verdadeira febre entre os internautas e uma solução prática para as pessoas que precisam se conectar a internet de qualquer lugar, mas os inúmeros aparelhos disponíveis hoje no mercado são todos iguais? A ZTE, uma líder global de equipamentos de telecomunicações e soluções em rede, dá dicas para os consumidores e explica as principais características que devem ser observadas na hora de adquirir um modem.

Escolher um bom modem 3G envolve diversas considerações que vão muito além do preço e da aparência. Detalhes importantes devem ser ponderados como a velocidade de downlink e up-link, velocidade oferecida pela operadora ou pelo plano adquirido, além de outras especificações que podem diferenciar o produto como slot de memória micro SD (que transforma o modem em pen drive), conexão WiFi, receptor de TV digital e a quantidade de antenas internas.

A diferença mais significativa encontra-se na velocidade de conexão, tanto para up-link com para downlink. “Os aparelhos mais comuns oferecem velocidades de downlink (DL) de 3.6 Mbps ou 7.2 Mbps. Já para as velocidades de up-link (UL), há modems 3G disponíveis com velocidades de 384 Kbps, 2.0 Mpbs e 5.76Mbps” explica Bernardo Weisz, diretor de terminais da ZTE.

O executivo explica que o consumidor deve ficar atento ao que a rede da operadora oferece em termos de velocidade de conexão e à velocidade que o plano adquirido contempla. “Não faz sentido um cliente adquirir um plano de 1 Mbps e comprar um modem com velocidade de DL de 7.2 Mbps. Neste caso, um aparelho com velocidade de 3.6 Mbps, além de ser mais barato, atende a necessidade”, comenta Weisz.

A ZTE disponibiliza vários aparelhos 3G por meio das operadoras. O MF 100(1), por exemplo, é um dos mini modems mais baratos do mercado, oferece boa relação custo x beneficio com velocidade de DL de 3.6 Mbps e leitor para cartão de memória micro SD. Pagando-se um pouco mais, o cliente pode adquirir o MF 645(2), o modem mais completo disponível hoje no Brasil com velocidade de downlink de 7.2 Mbps e up-link de até 5.76 Mbps, leitor de cartão de memória micro SD e receptor de TV digital no padrão brasileiro (ISDB-TB). “Esse tipo de dispositivo permite que o computador se transforme em uma televisão digital. Em tempos de copa do mundo, isso pode se tornar muito útil”, afirma o diretor.

Modems com novas tecnologias serão oferecidos nos próximos anos, tais como HSDPA +, com velocidades de DL de até 42 Mbps e LTE (Long Term Evolution) com velocidades ainda mais superiores. Hoje, algumas operadoras oferecem redes HSDPA com velocidades de 3,6 Mbps ou 7.2 Mbps, outras redes HSUPA oferecem velocidades de DL de 7.2 Mbps e até atingem 5,76 Mbps de UL

(1) – o valor do produto varia de acordo com a operadora e o pacote de serviços adquiridos.

(2) – o valor do produto varia de acordo com o pacote de serviços adquirido.

Dicas na hora da compra

1. Velocidade de conexão

downlink de 3.6 Mbps ou 7.2 Mbps.

up-link de 384 Kbps, 2.0 Mpbs ou 5.76Mbps

2. Qualidade de Recepção

A qualidade de recepção pode ser melhorada se o modem tiver duas antenas internas. Normalmente ele vem com apenas uma, mas é possível adquirir um conector para antena externa.

3. Diferenciais Relevantes

Conexão Wi-Fi

Leitor de cartão micro SD

Receptor de TV digital no padrão brasileiro (ISDB-TB)

4. Instalação

Praticamente todos os modelos ofertados no mercado são autoinstaláveis. Os softwares “discadores” já vêm embarcados nos aparelho e uma vez “plugados” nos computadores, iniciam automaticamente o processo de instalação do software de conexão. Algumas operadoras optaram por incluir softwares próprios de instalação, com a cara da operadora e com atalhos para seus serviços e promoções. Em resumo, as diferenças tendem a ser muito pequenas na hora da instalação.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.