11 de maio de 2010

Dieta rica em ômega-3 diminui os riscos de endometriose


Gordura trans em excesso aumenta em 48% os riscos de ter a doença


Um estudo recente publicado na revista científica americana Human Reproduction concluiu que mulheres que consomem muitos alimentos ricos em ômega-3, como atum e salmão, são menos propensas a desenvolver endometriose, doença que causa dor e infertilidade. Por outro lado, uma dieta rica em gordura trans pode estar associada a um maior risco de desenvolvimento da doença.

Para o estudo, foram avaliadas mais de 70 mil mulheres, acompanhadas pelos pesquisadores da Universidade de Harvard durante 12 anos. Através desse acompanhamento, foi possível descobrir que as mulheres com uma dieta rica em ômega-3 tinham 22% menos chances de serem diagnosticadas com endometriose do que aquelas que ingeriam o ácido graxo em menores quantidades.

Também foi possível observar que as participantes que comiam muitos alimentos com gordura trans - tipo de gordura constantemente associada a problemas cardíacos - tinham 48% de risco maior de ter o problema.

Estudos anteriores já comprovaram que as gorduras trans aumentam os níveis de muitos marcadores inflamatórios no organismo, os mesmo fatores inflamatórios que têm sido associados com o estabelecimento e o desenvolvimento da endometriose.

[Minhavida]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.