29 de maio de 2010

Diferenças entre os TVs 3D

A propósito dos novos TVs 3D, nossa equipe já testou um dos modelos da Samsung (UN55C8000, foto ao lado), de 55″, com painel LCD-LED do tipo Edge-lit. O teste está na edição de maio da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Mas os dois modelos que a LG pretende colocar nas lojas em junho ou julho – de 47″ e 55″ – utilizam painel Local Dimming, que é mais eficiente. Outra diferença que a LG pretende ressaltar é a taxa de atualização (refresh rate) de 480Hz, contra 240Hz da rival.

Teoricamente, esses dois aspectos podem fazer muita diferença na performance de um TV LCD. O painel LCD-LED melhora significativamente o contraste e a reprodução de cores, na comparação com o LCD convencional. E o Local Dimming produz imagens mais uniformes em toda a superfície da tela, já que a iluminação traseira (backlight) é feita de modo homogêneo; nos painéis Edge-lit, os leds ficam nas bordas e é mais fácil acontecerem vazamentos de luz. Mas, segundo a Samsung, o painel utilizado nos TVs 3D é um pouco diferente. Trata-se de uma variação dos Edge-lit, que a empresa chama de “Precision Dimming”. Os leds são montados nas bordas, mas enviam luz através das ranhuras de uma placa difusora (Light Guide Plate), que ilumina os pixels. Cada led é controlado individualmente, ajustando o brilho nas áreas que necessitam de maior luminosidade. Na prática, o que vimos nos testes foram imagens de brilho equilibrado e um nível de contraste bem próximo ao dos plasmas. As gradações de cinza foram convincentes, o que realmente indicam eficiência do backlight.

Já o aumento da taxa de atualização é talvez uma das melhores inovações dos fabricantes de LCD nos últimos tempos. Comparar um modelo tradicional, que trabalha com taxa de 60Hz, com um dos novos (120Hz) chega a ser covardia. O processador de vídeo insere novos quadros de imagem, criados a partir da duplicação dos quadros originais, num processo semelhante ao da produção de um desenho animado. Com mais quadros, melhora o registro da imagem, com cores mais firmes e contornos mais definidos. E a leitura desses quadros é feita numa velocidade duas vezes maior, de tal forma que o olho humano não percebe o “truque”. No Samsung de 240Hz, vimos um salto de qualidade ainda maior.

Bem, o modelo da LG (foto acima) acabou de chegar para teste. Com Local Dimming e 480Hz. Vamos ver como se comporta. Aguardem.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.