21 de maio de 2010

Fabricantes entram no clima da Copa

A Copa do Mundo da África do Sul será a primeira que o torcedor brasileiro poderá assistir totalmente em alta definição. As duas emissoras abertas (Globo e Band) e os dois canais pagos (SporTV e ESPN) que farão a cobertura do evento prometem muitas horas de transmissões em HD. Para aproveitar o clima de euforia que sempre cerca a Copa, fabricantes e varejistas vêm intensificando as promoções para venda de televisores e acessórios.

Embora seja a patrocinadora oficial da Copa, a Sony não é o único fabricante que está explorando o marketing em torno do futebol. Tendo como garoto-propaganda o atacante Robinho, a Samsung também está investindo pesado para a associar a paixão do brasileiro pelo futebol com a qualidade de seus novos TVs de plasma e LCD. Em parceria com as principais redes varejistas, LG, Philips e Panasonic também tentam pegar carona naquele que certamente será o assunto mais comentado do País nas próximas semanas.

Além dos TVs 3D da Samsung, que chegam às lojas no final de maio, os fabricantes estão colocando nas lojas nada menos do que 25 novos modelos. Apesar de alguns atrasos na produção de Manaus, devido ao aumento da procura, o consumidor que ainda procura um televisor para assistir aos jogos encontra inúmeras opções. A grande atração está nos modelos LED-LCD, lançados por Sony, Samsung e LG (veja aqui o vídeo de um deles).

Esta será também a primeira Copa que poderá ser acompanhada em tempo real pela internet, com imagem HD. Um dos trunfos dos fabricantes são os TVs que acessam diretamente a web, sem necessidade de computador, recurso apontado por especialistas como um dos maiores atrativos dos novos modelos. A possibilidade de gravar os jogos e programas especiais no próprio TV (veja aqui), como nos casos de Samsung e LG, também anima as lojas a atrair mais compradores.

Outra inovação propiciada pelo Mundial é o acesso às imagens através de dispositivos portáteis. Além dos TVs convencionais, a AOC é um dos fabricantes que aposta nas vendas de modelos portáteis.

O TPD-100 (imagem ao lado), fabricado pela empresa em Manaus, com tela LCD de 3,5 polegadas e menos de 1cm de espessura, permite captar o sinal digital das emissoras abertas com resolução de 320x240 pixels (1-seg). O aparelho custa apenas R$ 299. “Com a produção local, teremos mais TVs nas lojas e a um preço mais acessível”, afirma Maurizio Laniado, vice-presidente da AOC Brasil.

[HT]

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