31 de maio de 2010

Star Lite TV grava e manda por Bluetooth


Celular recebe canais digitais e guarda arquivos em MP4. Custa 699 reais


Que tal assistir os jogos da Copa do Mundo em qualquer lugar, gravar os melhores momentos e enviar para os amigos por Bluetooth? O celular Samsung Star Lite TV (GT-I6230) faz isso. Ele é o primeiro testado pelo INFOLAB capaz de salvar a programação em vídeos que podem ser abertos por outros aparelhos. A tela sensível ao toque e a interface personalizável da fabricante também são pontos altos do modelo, vendido por 699 reais.

Além do tradicional formato TS, arquivo gerado pela maioria dos aparelhos com recepção de canais digitais, o Star Lite TV também permite gravar programas em MPEG-4 sem restrições. Ou seja, é possível copiá-los para o computador ou abri-los em outros celulares. Nos testes, conseguimos mandar um vídeo para o Nokia N95 e tocá-lo sem problemas, com boa qualidade. Na resolução de 320 por 240 pixels, um arquivo de 8 segundos ficou com 350 KB.

A tela de 2,8 polegadas é nítida, tem brilho na média e cores um tanto opacas. Esse display não segue o formato 16:9. Por isso, quando recebe canais transmitidos nessa relação de aspecto, barras pretas ficam em cima e embaixo, enquanto a largura do LCD é preenchida totalmente no modo de visualização original. Se for escolhido o modo de tela cheia, as laterais acabam sendo recortadas. Pelo menos as imagens não ficam distorcidas em nenhum formato.

Mais do que TV

Nas demais funções do Star Lite TV, o aparelho não se diferencia muito da nova geração touchscreen da Samsung. O sistema operacional tem interface TouchWiz, que valoriza os widgets. De uma barra lateral, esses atalhos podem ser arrastados para uma das três telas iniciais. O menu possui botões grandes e fáceis de usar, e a sensibilidade da tela agrada mais do que nos modelos anteriores da marca, como o Corby e o antigo Star.

Existem aplicativos pré-instalados para RSS e redes sociais, como Twitter e Facebook, além de suporte a push mail pelo Microsoft Exchange. No entanto, a falta de conexões velozes limita sua utilidade. O celular navega por EDGE e também não possui Wi-Fi. Isso não chega a ser algo surpreendente, diante da proposta e do preço do produto. A maior mancada é mesmo a câmera de apenas 1,3 megapixels. Já como player de música, ele se vira bem. Acompanha um fone com entrada proprietária, mas é possível usar um com plugue P2.

Tirando os controles de volume e captura de imagem, que também são feitos pelos botões nas laterais, todos os demais funcionam via touchscreen. Até mesmo a abertura do aplicativo de TV. Dá para colocar um widget exclusivamente para isso numa das áreas de trabalho, encurtando o acesso e essa função. Com formato quase oval, o aparelho tem acabamento em preto brilhante – ou seja, fica todo engordurado facilmente – e não incomoda no bolso da calça jeans, pois tem 1,5 centímetro de espessura.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.