14 de maio de 2010

TVs LED-LCD: sim, existem diferenças

Sensação do momento, os TVs LCD de LED não são todos iguais. A maioria é do tipo Edge-lit, com leds espalhados pelas bordas laterais do gabinete. Depois de rigorosos testes realizados pela nossa equipe, percebemos que esse tipo de iluminação provoca pequenos vazamentos de luz no fundo do painel, mais precisamente nos cantos da tela. Essa deficiência é mais perceptível em cenas noturnas reproduzidas em salas que não estão totalmente escuras.

Pensando nisso, a Samsung, por exemplo, desenvolveu a tecnologia Precision Dimming, que está presente nos TVs LED-LCD Edge-lit 3D da série 8000. Nesse caso, os LEDs laterais são operados individualmente de acordo com a imagem e com direito a um ajuste automático de brilho nas áreas que necessitam de luminosidade. O resultado é bem convincente, como nossa equipe observou ao testar o novo TV de 55” da série 8000 e que deve chegar às lojas em maio.

E no topo da sofisticação estão os LED-LCDs que utilizam o moderno sistema Local dimming e que devem chegar às lojas nos próximos meses – LG, Samsung e Sony já prometeram comercializar em breve TVs com essa característica. Explicando: os LEDs são alojados em blocos, imediatamente atrás dos pixels e cobrindo toda a extensão traseira dessas telas. Isso possibilita um controle mais preciso da luminosidade em cada região do painel. O resultado é o aumento natural do contraste dinâmico e o bloqueio total de luz nas cenas escuras, resolvendo uma deficiência dos TVs LCD.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.