17 de setembro de 2013

Aplicativo que localiza vagas na rua vence maratona tecnológica no Rio

Os criadores de um aplicativo que localiza vagas de estacionamento venceram a maratona tecnológica Hackathon 1746, promovida pela Prefeitura do Rio neste fim de semana. A missão dos competidores era desenvolver um aplicativo para melhorar o funcionamento da Central de Reclamações da Prefeitura do Rio. E o  projeto vencedor vai ser implantado em conjunto com a prefeitura, como mostrou o Bom Dia Rio.

Setenta e nove programadores aceitaram o desafio de solucionar os quatro principais problemas registrados na Central 1746 da prefeitura: a poda de árvores, a iluminação pública, a manutenção de vias e o estacionamento irregular. Eles tiveram 30 horas para pensar e criar.

O grupo que desenvolveu um aplicativo para smartphones que promete ser a salvação dos motoristas foi o escolhido por um júri de especialistas em computação, no domingo (1º).

“A ideia é facilitar a vida dos motoristas e também da prefeitura através deste aplicativo, onde nós poderemos coletar informações de todo tipo, desde os melhores horários para parar o carro em cada parte da cidade e você vai conseguir visualizar isso dentro do mapa”, contou o gerente de projetos Leonardo Eloi.

Se depender de um grupo de cinco programadores, o cidadão ao fazer uma reclamação na Central 1746 poderá acompanhar todas as etapas do processo pela internet. Será possível ainda compartilhar o problema e mobilizar a vizinhança.

“Tem uma rua que está com buraco, certo? Os vizinhos vão poder ver aquilo e apoiar aquele problema que aquela pessoa tem”, disse Harrisson Souza, engenheiro de computação.

Uma dupla de cariocas adotou uma outra estratégia: sigilo absoluto. Ninguém, nem os organizadores do evento, sabiam o que eles estavam preparando. “Essa luz foi proposital para que ninguém conseguisse enxergar o que a gente estava desenvolvendo aqui”, contou um dos participantes do concurso.
 
[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.