29 de setembro de 2013

Evento mostra o novo mundo da automação



Cerca de 3 mil profissionais de todo o país estiveram em São Paulo na semana passada para visitar a ExpoPredialTec, principal evento do setor de automação residencial e predial no país. Muitos deles participaram também do Congresso HABITAR, promovido pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), realizado simultaneamente à Feira. 

Economia de energia, novos protocolos de comunicação e controle, integração entre equipamentos de áudio/vídeo e sistemas de segurança e novas soluções em iluminação e redes sem fio foram alguns dos temas mais explorados pelos 31 expositores do evento. "Já estamos testando medidores inteligentes de energia", revelou Gabriel Peixoto, diretor da mineira Neocontrol, que fez parceria com a Cemig. "Esses aparelhos permitem planejar os melhores horários para uso dos equipamentos elétricos, visando reduzir a conta de luz na casa."

Nessa quarta edição da ExpoPredialTec, foi possível conferir de perto o dinamismo desse mercado, onde competem pequenas empresas brasileiras e até grandes multinacionais - como a italiana BTicino, a francesa Schneider, a americana Crestron e a suíça ABB. Uma das novidades este ano foi a presença de muitos representantes de construtoras e incorporadoras, de olho no conceito de entregar o imóvel já com a rede de automação instalada.

"Acabamos de entregar mais dois empreendimentos desse tipo", diz Jean de Simone, da Flex Automação, que fornece sistemas de iluminação sem fio e fechaduras eletrônicas a esses condomínios. "Aqui na Feira, estamos lançando as fechaduras com leitura biométrica: uma microcâmera lê os olhos dos moradores, cujos dados ficam armazenados no sistema, e a porta só abre quando um deles autoriza."

Segundo a Aureside, existem atualmente no Brasil cerca de 57 milhões de residências, sendo que 3% delas (aproximadamente 1,7 milhão) têm condições de receber sistemas de automação. "No entanto, apenas umas 300 mil já possuem", estima José Roberto Muratori, diretor da entidade, que colocou o assunto em discussão junto a arquitetos, instaladores e engenheiros da construção civil, durante o Congresso HABITAR. "Significa que temos ainda muito mercado para explorar."


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.