29 de setembro de 2013

Para a Sony, Copa de 2014 será transmitida em 4k

Sony Copa do Mundo 4K
A Sony reuniu a imprensa hoje para mostrar seu novo projetor VPL-FHZ55, que afirma ser o primeiro 3LCD a laser do mundo. Durante o evento, conversei com Luiz Padilha, diretor de marketing e vendas da área profissional, sobre as perspectivas de termos a Copa do Mundo do Brasil sendo transmitida em Ultra HD.

Segundo o executivo, os testes feitos em Belo Horizonte, durante a Copa das Confederações, foram um sucesso e receberam elogios do presidente da FIFA, Joseph Blatter. “Ele se mostrou muito impressionado com a profundidade oferecida pelas imagens em 4k e bastante aberto a adotar rapidamente a tecnologia”, diz Padilha.

Para testar as transmissões Ultra HD, foi levado um estúdio móvel para Belo Horizonte, que recebia a imagem de cinco câmeras Sony que gravam em 4K (modelo F55). No estúdio, profissionais britânicos da Telegenic, especializada em captação e transmissão para TV, além de profissionais da TV Globo, da Sony e da própria FIFA analisavam e o resultado obtido com diferentes lentes (foram cinco diferentes) e ajustes.

A empresa aproveitou a presença do mandatário da FIFA no jogo entre Brasil e Uruguai e montou uma sala com uma TV 4K de 84 polegadas, que recebia as imagens ao vivo por meio de fibra óptica. “Nós simulamos a recepção dentro de uma residência via cabo, que aproveitaria as redes de fibra óptica, mas também já é possível receber imagens 4K via satélite, já que os primeiros decoders compatíveis estão chegando ao mercado”, garante.

Segundo Padilha, o sucesso nos testes mostra que o Brasil já tem a estrutura necessária para esse tipo de transmissão, cabendo a FIFA decidir como será feita. “Não tenho dúvida de que teremos os jogos em 4K ao vivo nas salas de cinema. Não houve uma confirmação oficial, mas acho bem viável que isso já aconteça”, afirma. A rede UCI, por exemplo, tem 44 salas equipadas com projetores Ultra HD da Sony e estaria pronta para receber esse tipo de transmissão. “Mas não cabe a nós escolher os locais de exibição, essa é uma decisão exclusiva da FIFA”, lembra.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.