23 de setembro de 2013

Restaurante do Pará recebe prêmio no Oscar da gastronomia

Foi realizada ontem a entrega do primeiro prêmio regional dos 50 melhores restaurantes da América Latina eleitos pela revista britânica "Restaurant". 

Até a conclusão desta edição, apenas 25 restaurantes haviam sido anunciados, no Country Club Lima Hotel, em Lima, capital do Peru. 

O Remanso do Bosque, dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, em Belém (PA), surpreendeu ao receber o primeiro prêmio especial da noite. 

Foi eleito o restaurante com maior potencial para subir na lista nos próximos anos. Pouco depois, a casa foi classificada em 38º lugar no ranking dos melhores. 

"Não esperava, não tinha entendido. É um prêmio de potencial para entrar na lista mundial", comemorou Thiago Castanho. 

Outros três brasileiros foram anunciados entre os 25: o Attimo, do chef Jefferson Rueda, em São Paulo, em 32º; o Olympe, de Claude e Thomas Troisgros, no Rio de Janeiro, em 35º; e o Epice, de Alberto Landgraf, em São Paulo, em 41º. 

Como já havia sido anunciado no último dia 19, a chef Helena Rizzo, do restaurante Maní, em São Paulo, recebeu o prêmio de melhor chef mulher da América Latina. 

O país líder no ranking até a conclusão desta edição era a Argentina com 12 restaurantes na lista. Os melhores colocados foram o Oviedo (em 27º lugar) e o Chila, ambos em Buenos Aires (em 28º). 

"Sensacional a participação da Argentina", disse Alex Atala à Folha. O chef também estava concorrendo ao prêmio com o paulistano D.O.M. 

Depois da Argentina, o México foi o país mais premiado entre os 25 últimos colocados, com seis casas, como o Mero Toro, da Cidade do México (26º), o Corazón de Tierra, de Valle de Guadalupe, e o Casa Oaxaca Hotel, de Oaxaca (34º). 

Também figuraram na lista, até a conclusão desta edição, o venezuelano Alto, de Caracas (25º); o uruguaio La Bourgogne, de Punta Del Este (42º); o colombiano El Cielo, de Bogotá (47º) e o chileno Osaka, de Santiago (48º). 

JÚRI
A lista é feita a partir dos votos de 252 membros de um júri latino-americano de especialistas (chefs, restaurateurs, jornalistas, críticos de gastronomia e formadores de opinião na área). 

Cada um dos jurados escolhe sete restaurantes visitados por eles nos últimos 18 meses, sendo que pelo menos três votos devem ir para estabelecimentos fora de seus países de origem.

[Folha]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.