29 de setembro de 2013

TV OLED é para duas pessoas ao mesmo tempo

Uma das novidades da IFA 2013, encerrada nesta terça-feira em Berlim, veio da Samsung: o primeiro televisor com o recurso chamado Multiview, que permite exibir duas imagens diferentes ao mesmo tempo. Isso é possível graças à altíssima taxa de renovação da imagem (refresh rate), ampliada através de novos algoritmos. Ao adquirir o aparelho, o usuário receberá dois óculos para dividir o TV com seu acompanhante.

Até agora, essa possibilidade era restrita aos TVs 3D, que necessariamente processam os sinais de vídeo em separado – um para cada olho. Agora, a Samsung adota recurso parecido em seu TV OLED de tela curva, de 55 polegadas (foto), lançado recentemente no mercado americano, mesmo quando exibe imagens convencionais (2D). Segundo a empresa, o produto é inspirado no conceito de estádios esportivos, cuja arquitetura é curva e a localização dos espectadores segue um padrão geométrico arredondado.

Nos TVs de tela curva, um efeito semelhante é obtido com o uso de um novo software de gerenciamento dos pixels. Cada um destes é capaz de se autoiluminar quando solicitado, atingindo altos níveis de preto (black level) e, portanto, de contraste. Isso é fundamental para dar ao usuário a sensação de profundidade da imagem real: como a tela é curva, as pessoas têm a mesma visão, não importa de que lado estejam sentadas. Com os novos óculos, o efeito Multiview fica mais fácil de ser percebido: o TV pode ser sintonizado ao mesmo tempo em dois canais diferentes, e cada pessoa enxerga apenas um deles.

Outra inovação introduzida pela Samsung no TV OLED de tela curva é um aperfeiçoamento da plataforma Smart Hub. “Descobrimos em nossas pesquisas que os conteúdos ao vivo não são mais a prioridade dos telespectadores”, explicou durante a IFA o presidente da empresa, Boo-keun Yoon, ao apresentar o recurso S Recommendation. Acionando uma tecla no controle remoto do TV, o usuário recebe sugestões de programas disponíveis – tanto nas emissoras quanto nos serviços on-demand e na sua própria rede doméstica – de acordo com seu histórico.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.