29 de setembro de 2013

TVs 4K ganham adesão quase total



No mercado brasileiro, já estão à venda nove modelos de TVs Ultra-HD (também chamados "4K"), de três fabricantes: Sony, LG e Samsung, três modelos cada. Essa oferta ainda pode aumentar antes do Natal, quando a indústria espera vendas mais altas que no ano passado em função da proximidade da Copa do Mundo. E certamente surgirão novos modelos no primeiro semestre do ano que vem.

O Brasil, porém, não é um caso isolado. Nos principais mercados globais, os TVs de tela grande (acima de 46 polegadas) estão atraindo cada vez mais consumidores - e, entre eles, os que exibem imagens com resolução 4K se destacam. Na IFA, realizada no início do mês em Berlim, quase todos os fabricantes asiáticos exibiram grande variedade de modelos. 

A Sony foi ainda além: lançou o que foi chamado de "ecosistema 4K", incluindo não apenas TVs, mas também um player (já à venda nos EUA) onde o usuário poderá baixar conteúdos 4K no site da própria empresa. Exibiu ainda filmadoras e projetores 4K, reafirmando sua aposta nessa tecnologia. "A partir de agora, todas as nossas produções para cinema serão realizadas em Ultra-HD", anunciou o presidente da empresa, Kazuo Hirai. "E iremos oferecê-las o quanto antes aos usuários residenciais."

Os primeiros TVs 4K lançados no mercado internacional, no final do ano passado, tinham 84 polegadas (LG e Sony) e eram caríssimos. Já estão sendo substituídos por modelos mais avançados e mais baratos; além disso, as duas empresas, assim como Samsung, Panasonic e outras, estão colocando à venda em vários países, neste segundo semestre, modelos menores, de 55", 58" e 65". "Percebemos uma oportunidade de mercado", explica a gerente de marketing da LG, Fernanda Summa, revelando que as telas a partir de 46" responderam por 16% das vendas em 2012 e este ano devem atingir 24%. "É sem dúvida um dos segmentos que mais crescem.”

Segundo ela, os TVs 4K atraem dois tipos de público no Brasil: os chamados early adopters, que sempre buscam os produtos recém-lançados; e aqueles que fazem questão da melhor qualidade de imagem. Por isso, a empresa não ficará restrita aos três modelos já lançados; prepara outros lançamentos até o final do ano. Os modelos 4K da LG têm preço sugerido de R$ 15 mil (o de 55") e R$ 25 mil (65").

Já a Samsung acabou de lançar o TV mais avançado do mercado, um 4K de 85 polegadas (veja neste vídeo) que começa agora a chegar às lojas, com preço sugerido na faixa de R$ 100 mil. Seus dois outros modelos, de 55" e 65", custarão R$ 30 mil e R$ 40 mil, respectivamente, e - assim como faz a LG - exigirão um esforço extra na distribuição e instalação, que é diferente de um TV convencional. Os TVs vêm com um módulo à parte, onde se concentram todas as conexões. A Samsung garante que todos poderão contar com o evolution kit, placa vendida à parte que a cada ano irá atualizar os recursos do TV.


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.