17 de setembro de 2013

Acessórios que podem fazer diferença em sua casa

Eles são práticos e úteis, têm belo design e, em geral, não são muito caros. A crescente demanda por sistemas de automação residencial deu vida a uma vistosa oferta de acessórios, que vão desde suportes de parede para encaixar seu tablet até sofisticados racks motorizados para TVs, telas e caixas acústicas, que podem ser, eles mesmos, partes da inteligência da sua casa.

No Brasil já existe uma variedade desses acessórios. “Quando se fala em automação, pensa-se sempre nas mesmas coisas: áudio e vídeo, cortinas, ar condicionado e iluminação”, observa Eduardo Almeida, gerente da distribuidora Disac, uma das empresas que oferecem suportes motorizados para TVs no país. “É importante entender também que o universo de automação é muito maior e inclui um número grande de outros elementos”, diz.

Além dos racks e suportes, existem plugues que permitem ao sistema de automação controlar aparelhos elétricos, como cafeteiras ou abajures. Se o projeto for feito durante a construção da casa, as possibilidades são ainda maiores. Pode-se instalar pequenos pontos de acesso de rede sem fio, de modo a cobrir a residência inteira com Wi-Fi. Empresas como Biltech e Hayden oferecem equipamentos de aspiração central, com acessórios que facilitam a limpeza e ajudam a manter o lar mais saudável.

SUPORTES MOTORIZADOS
    
São úteis para posicionar seu TV de modo a servir a mais de um ambiente ao mesmo tempo. Estes modelos da marca holandesa Vogels (distribuída no Brasil pela Disac) permitem movimentação lateral de até 60 graus (30 para cada lado). A grande vantagem é integrar o suporte ao sistema de automação. “Por um receptor infravermelho, o suporte recebe comandos de um controle remoto, ou pode ser inserido em uma cena: no seu painel de parede você clica em um botão personalizado ‘TV na Sala de Estar’, por exemplo, e todos os comandos são realizados, inclusive com o suporte rodando para mostrar a tela naquele local”, explica Eduardo Almeida. A empresa gaúcha Gaia também oferece suportes desse tipo, com vários modelos diferentes. Entre eles, há os que podem ser pendurados no teto ou posicionados no piso, que possibilitam ao usuário girar o TV em até 340 graus (também controlado por controle remoto).

FECHADURAS ELETRÔNICAS
Com códigos numéricos, biometria ou até por reconhecimento facial, estão entre os acessórios mais sofisticados da atualidade. Podem ser integradas ao sistema de alarmes, manter registros de quem entrou ou saiu, com marcação de dia e horário, e até serem programadas para abrir (ou fechar) conforme a vontade do proprietário – além, é claro, de poderem ser comandadas a distância, pela internet.
No Brasil estão disponíveis por empresas como a Z-Wave, que possui uma série de acessórios nessa linha, com todos os tipos de acesso (código, biometria e até RFiD). A empresa pretende lançar ainda neste ano um modelo com reconhecimento facial, que “enxerga” determinados pontos do rosto de um usuário (previamente cadastrado) e permite a entrada.
A marca QuickSet, da Black&Decker, também dá algumas opções. Você pode, por exemplo, determinar um código numérico para cada pessoa. Determinados códigos podem ser liberados apenas em certos horários. Tudo isso com alertas (por mensagem no celular ou email) caso algo esteja sendo usado indevidamente ou haja um alerta de invasão.

APOIO PARA TABLETS
A Apple deu início a um mundo à parte nessa área de acessórios. Não são poucas as empresas criadas para trabalhar especificamente com iPads, iPhones e iPods. Entre os suportes, há modelos para todos os gostos. Desde equipamentos fixos para paredes ou mesas, como os da ELG Pedestais, até suportes motorizados, eles próprios capazes de fazer parte da automação.
Nos motorizados, um bom exemplo é a linha iDock iRoom, distribuída no Brasil pela Munddo. Há um suporte motorizado que fixa o iPad na parede e pode ser controlado remotamente. Carrega a bateria do tablet enquanto ele está acoplado, tem sistema próprio de abertura em caso de falha na energia, e tem saídas de áudio integradas, de modo a funcionar também como uma dock-station. Pode ser colocado tanto na vertical como na horizontal e vem em várias cores, para combinar com a decoração. “As pessoas às vezes gastam muito dinheiro na automação, mas aquilo fica quase invisível”, diz o diretor da Munddo, Vinicius Bastos. “O suporte motorizado, por ser bastante elegante, dá ao ambiente um toque que complementa a automação”.
A marca iPort não fica atrás. Vendida no Brasil pela Biltech, a empresa concebeu uma linha de suportes de parede para iPod que proporciona compartilhamento de áudio com o sistema de automação. Produz também acessórios de mesa que servem tanto para iPods como para iPhones e iPads. O carregamento dos dispositivos é feito por indução magnética.
Na linha de suportes fixos de parede, a Scenario conta com o Touch OnWall, para instalação fácil e discreta de um iPod Touch. A tampa exterior é encaixada magneticamente, o que torna fácil a retirada do aparelho, se o usuário desejar. No suporte, o iPod fica conectado à rede elétrica, e portanto estará sempre com a bateria cheia.

CONTROLES REMOTOS UNIVERSAIS  
     
São a porta de entrada da automação residencial. Hoje, é possível comprar um controle universal básico, para controle de todos os equipamentos de áudio e vídeo, por menos de R$ 400. A Audiogene, por exemplo, distribui no Brasil a linha da americana RTI, cuja grande vantagem é poder integrar o controle com tablet ou smartphone via rede wireless. Dessa forma, você pode controlar a distância um painel de parede (que pode ser um iPad, por exemplo).
A própria Audiogene oferece também um controle da Savant (SSR-1000) que vem com um painel touch de 3,5 polegadas, além de botões físicos. O sofisticado equipamento é capaz de controlar não só os elementos de um home theater, mas também cortinas, câmeras de segurança, portões e iluminação.

LIFTS
       
Servem para projetores, TVs e até para quadros artísticos. A Gaia possui modelos para as três categorias. Os lifts para projetores, por exemplo, permitem integrar o próprio suporte ao projetor e à tela elétrica, de modo a acionar tudo com um único comando. Este modelo de lift para TV gera uma grande economia de espaço, ao embutir o equipamento no teto quando não está sendo usado. 

CONTROLE TOTAL
Já é possível ter um controle quase total da casa, até mesmo dos eletrodomésticos. Para isso, basta ter um plugue para tomada com conectividade Wi-Fi ou Bluetooth. Empresas como a mineira Neocontrol já oferecem acessórios desse tipo, inclusive como parte de kits de automação encontrados no varejo a preços relativamente baixos. Com acessórios desse tipo, o usuário pode até ligar e desligar os eletrodomésticos a distância.

[Tecnologia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.