27 de janeiro de 2012

O futuro dos carros: GM está desenvolvendo veículo com janelas interativas

Os dias de tédio para aqueles que sempre andam no banco de trás do carro podem estar com os dias contados. O motivo? A General Motors (GM) está desenvolvendo uma nova tecnologia que deve permitir aos passageiros a visualização de conteúdo interativo nas janelas do veículo.

Segundo o o blog da GM, o projeto é chamado de Windows of Opportunity (Janelas de Oportunidade), no qual pesquisadores e estudantes da General Motors e da Bezalel Academy of Art e Design, em Israel, têm trabalhado em conjunto para inventar maneiras de dar aos ocupantes do carro uma experiência mais divertida na estrada. Para isso, criaram uma série de aplicativos que usam as vitrines do automóvel para oferecer ao usuário conteúdo educacional e interativo.

"Tradicionalmente, o uso de displays interativos nos carros se limita apenas ao condutor principal e passageiro da frente. Contudo, vimos que existe a oportunidade de fornecer a interface de uma tecnologia projetada especialmente para as pessoas que se sentam no banco de trás. As 'janelas' são capazes de reproduzir entretenimento de valor educativo, principalmente no que diz respeito às crianças", explica Tom Seder, gerente de grupo de laboratório da GM Research & Development.

Um dos apps desenvolvido é o Otto, um personagem animado que acompanha o usuário durante o trajeto da viagem, permitindo que você interaja de forma direta. Se quiser fazer com que ele pule obstáculos, corra ou até mesmo voe, basta tocar na tela. Além disso, ele faz comentários sobre tempo e trânsito.

Já o Spindow funciona como um mapa global de vários locais do planeta. Ao tocar no display, uma versão digital da Terra é exibida para que o passageiro escolha qual lugar deseja ver ali mesmo, no banco de trás do veículo. Ao selecionar um deserto ou os prédios de uma grande cidade, por exemplo, eles são exibidos no visor de forma bastante realística, dando a sensação de que você está mesmo passeando por aquele lugar. Até o Rio de Janeiro apareceu no vídeo, quando a ocupante toca na localidade e uma visão da praia é projetada.

Outra criação é o Foofu, um aplicativo que permite desenhar o que quiser na janela do carro numa espécie de "nuvem de vapor". E, por fim, o Pond compartilha música, downloads e mensagens com outros veículos conectados na estrada.

É claro, vale lembrar que tudo isso não passa de um conceito que ainda está em desenvolvimento pela GM. Mas já é uma boa ideia para os automóveis do futuro. Abaixo você assiste a um vídeo que demonstra as funções tecnológicas criadas pela General Motors:

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.