24 de janeiro de 2012

All in One: o crescente e promissor mercado desses computadores

Na era dos dispositivos móveis e portáteis, como tablets, smartphones e até notebooks, existe um tipo diferenciado de computador que vem crescendo e aos poucos vai se consolidando no mercado. Trata-se do All in One. Sabe aquele computador que vem com tudo integrado junto à tela, sem a necessidade daquela enorme torre ao lado? Esse mesmo!

Chegando timidamente ao mercado brasileiro, quando foi muito pouco explorado pelos conceitos de compacto, potente e fácil manuseio, os modelos All in One vêm caindo no gosto de quem preza por performance, mas ao mesmo tempo, mais espaço. Hoje, segundo dados de mercado, o mercado consome mensalmente cerca de 20 mil unidades, um valor considerado ainda baixo, porém já demonstra sinais de crescimento.

Inicialmente, os All in One tinham um preço considerado alto em comparação aos outros modelos de computadores, natural de produtos recém-lançados. Além disso, preços mais acessíveis com a massificação da tecnologia são fatores cruciais para a empreitada do conceito de “Tudo em um” tomar seu espaço no mercado.

Hoje, temos computadores tão potentes quanto qualquer tipo de máquina desktop convencional. O mercado já apresenta computadores com tela LED, como o novo EVO da AOC, e até mesmo o touch screen, como o da HP, além de contarem com os processadores velozes, 4 GB de memória RAM, entre outras especificações.

E, está mais do que na hora do mercado aliar essa tecnologia ao preço acessível, e principalmente, ao ganho de espaço. Benefícios esses que no início são pouco visíveis, porém, tornam-se extremamente relevantes com o uso. O equipamento é simples, não existe trabalho em montagem, todos os periféricos são plug and play, além de não haver mais a imagem da enorme torre, que fica usualmente embaixo da mesa ou ao lado, roubando espaço livre.

Com design diferenciado, o All in One pode ser tanto corporativo quando para uso pessoal. Como hoje muitas pessoas já evitam carregar notebooks para onde forem, o “tudo em um” tem sido uma opção prática para quem não precisa carregar o PC para todo lugar.

Independente por onde se olhar, a máxima é a mesma: os consumidores estão abrindo os olhos para o All in One, que engloba potência e praticidade. Essa é a realidade que deve estar sobre os olhares atentos dos brasileiros.

*Bruno Coelho é gerente de marketing da AGIS, uma das maiores distribuidoras de informática do país.

[Olhardigital]

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