18 de janeiro de 2012

Novos carros ganham acesso à internet

Uma revolução de informação e entretenimento está chegando aos automóveis. Pelo que anunciam alguns dos principais fabricantes, na CES 2012 haverá uma série de demonstrações de recursos que o usuário passará a encontrar nos modelos a ser lançados este ano.

A Ford, por exemplo, promete dobrar o número de aplicativos de sua plataforma Sync, já adotada em alguns veículos. Mercedes e Kia também participarão da CES, pela primeira vez, com esse tipo de novidade. Os recursos são variados, do acesso direto à internet aos controles no painel permitindo obter informações sobre o trânsito e as condições do tempo.

No sistema Entune, da Toyota, o motorista pode fazer reservas em restaurantes ou comprar ingressos de cinema clicando alguns comandos do veículo. No Sync, a Ford está incluindo comandos de voz. Por sua vez, a Mercedes já permite que seus usuários deixem o celular em casa: o carro vem equipado com um sistema de comunicação semelhante.

Nos últimos meses, aumentam significativamente a aproximação entre as montadoras e os desenvolvedores de aplicativos, que utilizam como base as plataformas da Apple e do Android. “Se não chegarmos a 50 apps até o final do ano, ficarei decepcionado”, diz Doug VanDagens, diretor da Ford.

A maior preocupação dos fabricantes é que os aplicativos para automóveis não interfiram com a segurança do motorista. Os desenvolvedores estão sendo orientados a buscar soluções em que o usuário não se desconcentre do principal – atenção ao dirigir.

[HT]

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