27 de janeiro de 2012

Smart TVs 2.0: a (rápida) evolução das TVs inteligentes

No ano passado as Smart TVs chegaram com tudo no mercado. Na Consumer Eletronics Show (CES) de 2011 foram apresentadas dezenas de modelos das mais diversas fabricantes. As televisões conectadas à internet e cheias de aplicativos chamaram a atenção dos consumidores por ser uma mistura de tudo: computador, smartphone e TV.

Os televisores inteligentes, assim como os computadores, também possuem um sistema operacional e, bastante similar aos smartphones, permitem que aplicativos e outros serviços sejam agregados a esse sistema. Cada modelo se conecta à Internet à sua maneira. Algumas usam acessórios, parecidos com os já famosos modens 3G, para se comunicarem com uma rede sem fios. Outras já trazem a capacidade de conexão Wi-Fi embutida.

A aposta das fabricantes, especialmente da Samsung, que lançou um novo modelo de Smart TVs na CES 2012 com reconhecimento de voz e movimento, é que as vendas desses produtos dobrem neste ano. E o motivo é simples: elas fizeram muito sucesso e agora estão chegando ainda mais poderosas. São tantos novos recursos que elas ganharam uma nova nomenclatura: Smart TV 2.0. "O conceito de Smart TV é oferecer ao consumidor aparelhos que agreguem diversas funcionalidades e atuem como uma central de conteúdos e entretenimento dentro das residências. Agora, isso vai ocorrer de forma ainda mais personalizada", conta Rafael Cintra, gerente sênior de TVs e AV da Samsung.

Se antes os aparelhos possuíam controles remotos para navegação na web, hoje elas são comandadas por voz e gestos, ou seja, os controles se tornaram secundários. No modelo UNES8000 da Samsung, por exemplo, a pessoa fala para a TV qual o canal quer assistir ou aplicativos que gostaria de acessar e, em segundos, o televisor apresenta na tela a opção desejada. Já o reconhecimento de gestos permite que o usuário acesse botões sem precisar pegar no controle remoto. Para quem ainda prefere o esquema tradicional, o dispositivo inteligente ainda traz a opção de um controle sensível ao toque, que funciona como um touchpad do notebook.

Outra fabricante que apresentou na CES deste ano um novo modelo de Smart TV 2.0 foi a Lenovo. A primeira televisão inteligente da empresa vai rodar o sistema operacional Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). Chamada de Smart TV K91, o aparelho também trará controle  por comando de voz, além de um serviço de nuvem para baixar atualizações e acessar conteúdos multimídia e recursos para jogar games com qualidade de console, segundo o diretor da empresa, Nick Reynlods.

Espectadores reportam que o principal diferencial é o fato dos aplicativos não estarem confinados a apenas uma seção específica, mas sim espalhados por "porções" na própria tela. Eles também são controlados por dois controles remotos - uma ironia, já que as principais fabricantes do mercado concordam em "universalizar" todas as funções de um televisor em um único dispositivo.

Os controles seriam divididos em um para funções comuns, como mudar de canal ou selecionar entradas de vídeo (HDMI, componente etc.) e o outro seria para seleção e controle de aplicativos. Esse segundo, inclusive, se converte em um controle de jogos, permitindo que aplicativos de entretenimento interativo disponíveis no Android Market sejam acessados no televisor. A Lenovo disse que tem intenção de lançar esse televisor no mercado chinês, no tamanho de 55''. Ainda não há especulação sobre lançamento similar na Europa ou Américas.

Já a LG apostou no "Cloud Game" em sua Smart TV. A empresa mostrou a primeira TV que faz streaming de jogos hospedados na nuvem. Este é um conceito que já vem sendo estudado por diversas empresas, como a OnLive e a Gaikai - esta última, parceira da LG para este projeto.

Enquanto isso, a Apple, apesar de ainda não ter apresentado nada, parece estar desenvolvendo uma televisão, em parceria com a Sharp e Samsung, que vai levar vários recursos do iPad e iPhone às telas. Segundo rumores, a Smart TV 2.0, chamada informalmente de iTV, deve incorporar o assistente de voz Siri. Logo, o aparelho poderá ser controlado pelo iPhone 4S, permitindo ao usuário interagir por meio da voz. Em vez de usar o controle remoto, basta que o indivíduo fale o canal que deseja assistir, por exemplo. Além do 4S, o televisor também poderá se conectar aos demais produtos da companhia, como iPhone, iPad e iPod, além dos serviços iCloud e iTunes.

Rafael se diz otimista com o mercado de Smart TVs para 2012. Segundo ele, no ano passado foram vendidas cerca de 2 milhões de Smart TVs em um mercado composto de 11 milhões de unidades de televisões. "A parcela de televisores com conexão vai ganhar cada vez mais destaque a partir de 2012. Este mercado deve dobrar, chegando a 4 milhões de unidades no ano", comenta.

E aí, já tem uma Smart TV? Já pensa em comprar uma? Dê sua opinião nos comentários abaixo.

[Olhardigital]

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