14 de janeiro de 2012

Aeroportos podem ser obrigados a ter internet de graça

O movimento para dar internet a quem corta o Brasil em aviões não para de crescer. Depois de a Infraero determinar que os aeroportos terão web sem fio, agora tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (2224/11) que exige às empresas aéreas a oferta da rede, sem custos.

De autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PR), o texto diz que o interior dos terminais serão obrigados a contar com o serviço, cuja velocidade mínima é de 2 Mbps. Seriam beneficiados aeroportos de cidades com mais de 500 mil habitantes.

“Uma forma eficiente, que representa gasto zero para o contribuinte, é a imposição de obrigatoriedade, às empresas aéreas, de oferta de acesso irrestrito à internet sem fio nos principais aeroportos do país”, afirmou o deputado, em entrevista à Agência Câmara.

O descumprimento das medidas resultaria em multa de R$ 10 mil, mas o valor dobra em caso de reincidência.

“Se, em condições normais, o acesso aos serviços de telecomunicações, em especialmente à internet, é essencial a qualquer cidadão, em algumas situações esse acesso se faz ainda mais importante – por exemplo, nos casos nos quais as pessoas estão em trânsito, longe de familiares e do ambiente de trabalho”, diz Motta.

“É o caso do cidadão que está em um aeroporto, esperando seu voo e que, atualmente, na maior parte do país, fica praticamente impedido de ter acesso à internet, a não ser que se submeta às extorsivas tarifas ainda cobradas por acessos wi-fi pagos ou na tecnologia 3G.”

O projeto tramita em caráter conclusivo, sendo que ainda precisa ser examinado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.