4 de setembro de 2010

Cientistas japoneses criam ambiente 3D sensível ao toque

3D, telas sensíveis ao toque e controles que funcionam com o movimento do corpo. Estão aí três tendências que vêm fazendo a cabeça de engenheiros e designers das grandes fabricantes de eletrônicos do mundo. E como muitas novidades vêm do Japão, foi lá que juntaram as três tecnologias em uma.

O i³Space funciona com uma tela 3D e dois dedais, um para cada mão, que interagem com o ambiente em três dimensões levando em consideração altura, largura e profundidade. A tela não precisa ser necessariamente sensível ao toque, uma vez que o contato com as imagens dela é feito no ar.

São quatro pontos que sustentam a tecnologia: o ambiente virtual 3D, o controlador, um sensor tátil e duas câmeras. O ambiente virtual 3D exibe as imagens e calcula o movimento para modificá-las em tempo real, além de mandar as reações do toque para os dedais. Cada um deles é formado por um circuito ligado ao dispositivo e por simuladores de tato, que entendem movimentos como puxar, apertar e empurrar.

As duas câmeras estão localizadas ao lado da tela 3D e fecham o ciclo. Elas captam a posição dos dedais e mandam para o sistema 3D. São uma espécie de rastreador, que funciona como a câmera do Kinect: ele localiza a posição do controle e completa a interatividade.

O projeto do Instituto de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão foi pensado, a princípio, para simular cirurgias médicas. Mas é claro que os japoneses já imaginaram o gadget em games. Aliás, a foto do post dá uma ideia de como pode ser o “Kinect Touch 3D”.

O anúncio oficial do i³Space será na CEDEC, uma conferência para desenvolvedores de games no fim do mês no Japão. Os planos do Instituto, depois disso, são diminuir o tamanho do aparelho e expandir o uso dele em fabricantes de jogos eletrônicos.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.