17 de setembro de 2010

4G aumentará concorrência e ampliará oferta de serviços no mercado brasileiro de telefonia

Revendedoras de grandes operadoras devem migrar para cidades longe dos grandes centros

Há poucas semanas a Anatel aprovou e divulgou o cronograma de ações que dará inicio as mudanças na destinação da faixa de 2,5 GHz, com foco nas operações de tecnologia 4G que deverá entrar em campo no Brasil até 2013. Segundo Marco Galaz, diretor de Telecom da everis Brasil, ainda não é possível estimar o custo dos investimentos necessários nem o quanto este mercado vai gerar em finanças para o País, mas certamente as empresas e o governo deverão rever seus modelos de negócios.

De acordo com o executivo, a era 4G, diferente de tudo o que foi visto até então, terá como maior beneficio para os usuários o aumento na velocidade nos aparelhos celulares e smartphones em 10 vezes a capacidade atual, o que deve garantir a conexão 100% do tempo em qualquer lugar. Mas as mudanças não param por aí, também são estruturais (necessidade de implementar novas redes LTE, que permitirão alavancar a velocidade de conexão por cima dos 100MHz). “A expansão desse modelo de tecnologia, como prevê a Anatel, aumentará a concorrência entre as operadoras e ampliará o mercado, uma vez que as revendedoras de grandes operadoras devem migrar para cidades longe dos grandes centros”, diz Galaz.

O conceito estabelecido de que hoje as operadoras não vendem apenas serviços de voz e dados, pois no mercado de telefonia elas passaram a vender os serviços de comunicação e conteúdo, comprova que um dos grandes desafios para essas empresas virá com as modificações em sua infraestrutura e seus modelos de negócios, já que em médio prazo vão concorrer também pelo espaço com empresas de outros setores. O cliente passará a ser um gerador de conteúdo, um parceiro. Essa é uma tendência que segundo o consultor deverá chegar em breve no Brasil.

Os serviços baseados em banda larga móvel, Multimedia Messaging Service (MMS), vídeo-chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), são conseqüência da alta velocidade no acesso aos dados em dispositivos que operam com IP, como os notebooks e computadores, também trarão grandes novidades em termos de qualidade para os usuários brasileiros, como a compra de vídeos pela internet, com o download e disponibilidade para assistir os filmes no próprio celular.

“É estimulante imaginar que, ainda entre as mudanças que estão por vir, estão os benefícios na área de saúde, transportes e educação, que serão altamente contempladas. Um médico, por exemplo, poderá fazer a prevenção de seus pacientes sem que eles tenham que ir ao seu consultório já que tudo será por celular via sensores conectados a computadores que irão monitorar o corpo do paciente á distância. Esse certamente é um mundo novo que ainda não conhecemos, mas que fazemos alguma ideia. Sabemos que é um mundo em que tudo estará conectado”, finaliza Galaz.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.