19 de setembro de 2010

O grande irmão do Google

Mesmo sem participar oficialmente da IFA, o Google está presente, digamos, “em espírito”. É impressionante como essa empresa fez de todo mundo seus dependentes, mesmo aqueles que a criticam. O chefão da Sony, Howard Stringer, anunciou com toda pompa, aqui na IFA, que sua empresa aumentou seu poder de fogo ao fechar, no início do ano, um acordo de exclusividade para implantar o projeto GoogleTV. E o chefão da Google Inc., Eric Schmidt, é aguardado em Berlim para 4a. feira, quando deverá fazer o discurso de encerramento da feira.

Pois bem. Fui procurar no estande da Sony onde estavam demonstrando o tal GoogleTV, também chamado de “Sony Internet TV”. Só não dei com a cara na porta porque não havia portas no estande. Era uma salinha minúscula e discreta, apenas com três TVs mostrando imagens de internet (foto) onde o logotipo “Google” sempre aparece. O rapaz que me atendeu mal soube dizer o que estava fazendo ali. O coitado era um alemão daqueles que, ao falar inglês, trocam o “TH” pelo “Z” e o “W” pelo “V”, resultando em coisas como “zey vant” (they want).

Sobre o GoogleTV, perguntei ainda a umas três pessoas da Sony e ninguém soube dar mais informações além das que já lemos por aí. Trata-se de um projeto “revolucionário”, que vai “mudar a forma como todo mundo assiste televisão”, mas nada além disso. Como funciona? Vou poder navegar usando o controle remoto? Os filmes serão de graça, como a Google faz com os vídeos e os livros? Vão encher minha televisão de anúncios? É bom lembrar que a Apple está quase abandonando seu projeto AppleTV por falta de apoio dos fornecedores de conteúdo.

É a velha história: televisão e internet são duas mídias bem diferentes. Como diria meu amigo alemão: “Vót end ven zey vil lanch, nizer zey ken zei”. Traduzindo: “What and when they will launch, neither they can say”.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.