25 de dezembro de 2011

Veja como fazer a Siri trabalhar corretamente

O iPhone 4 S finalmente chegou ao Brasil na madrugada de quinta para sexta. Pelo preço salgado de 1.899 reais (modelo 16 GB desbloqueado na TIM) o consumidor pode tirar proveito da Siri, o inovador assistente da Apple.

Antes de sair em disparada para comprar seu novo iPhone ou mesmo iniciar uma conversa frenética com seu aparelho, é necessário ter em mente dois empecilhos: o serviço não é completamente funcional no Brasil e os idiomas falados pela Siri são o inglês, o francês e o alemão.

Para os que dominam a língua inglesa (idioma com funcionamento mais apurado), será possível iniciar conversas com a Siri para alterar compromissos, enviar mensagens, e-mails, lançar aplicativos e até dar algumas risadas com o lado irônico da assistente para questões pessoais. A consulta por estabelecimentos vista em frases como “Siri, estou com fome. Procure uma pizzaria” não trará nenhum resultado, já que a base de dados para o Brasil não está disponível. Esse problema pode ser contornado com consultas ao Google. No lugar de simplesmente perguntar sobre um restaurante, peça uma consulta na web pelo que procura.

Para não gerar problemas na conversa entre você e a Siri, mantenha o tom de voz tradicional de uma conversa. Falar mais alto, pausadamente ou com um tom diferente de voz não ajudará em nada. O mais importante é manter uma pronúncia clara para as palavras.

Também é necessário conhecer bem o ecossistema do seu aparelho. Se há, por exemplo, dois contatos em sua lista chamados João, a Siri não vai compreender para qual deles enviar uma mensagem. É necessário eliminar os nomes duplicados. Para isso basta inserir o sobrenome ou algum apelido. Nomes mais complicados em português (como Cauã) vão gerar falhas de interpretação. Nesses casos é bom mesmo deixar a assistente de lado e enviar uma mensagem ou e-mail pelo velho teclado. A leitura de mensagens SMS ou e-mails em português lembra muito as tentativas frustradas do Google Translate e, na maioria dos casos, serão incompreensíveis.

Se sua casa, local de trabalho, e lugares que costuma frequentar estão adicionados no aplicativo Mapas, a Siri pode reconhecer cada um deles pelo GPS e realizar ações por geolocalização, como avisar você para retirar o frango do congelador quando chegar em casa. Esse pedido resulta em um lembrete que será ativado em sua tela e lido pela Siri no momento em que chegar ao destino identificado como sua casa.

O mesmo recurso pode ser utilizado para marcar reuniões e eventos no calendário. “Siri, me lembre do aniversário da Vanessa”. Se as informações do contato “Vanessa” estiverem completas, uma entrada de calendário para o dia de aniversário será criada e a Siri vai lhe avisar um dia antes. Se você tem o aplicativo “Encontrar Amigos” instalado e seus contatos compartilham seus locais é possível perguntar onde cada um deles está.

Mesmo parecendo uma experiência frustrante e trabalhosa de início, o recurso foi elaborado para aprender sobre o usuário e se tornar mais eficiente com o tempo. Ainda há esperança de a Apple lançar em algum momento o suporte ao português e a base de dados de estabelecimento, mas não há nenhuma informação divulgada oficialmente.


[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.