31 de dezembro de 2011

Top 10: as melhores casas de praia de 2011

Praia, areia, mar e montanhas fazem parte da imagem que a maioria das pessoas têm do que é o paraíso. Para aproveitar esse cenário, nada melhor do que uma bela e relaxante casa. Selecionamos aqui as 10 residências praianas que mais nos impressionaram entre as que publicamos em 2011. São projetos que se integram à paisagem natural e, ao mesmo tempo, oferecem conforto e estilo. A surpresa fica para o estúdio sul-africano SAOTA, destaque no cenário da arquitetura de luxo da África, que comparece aqui com três projetos. Confira!
1. Douglas House, Harbor Springs, Michigan, EUA – Richard Meier
Situada à beira do lago Michigan, esta incrível residência – um dos trabalhos mais emblemáticos do importante arquiteto norte-americano – foi alvo de uma cuidadosa recuperação. Desenhada na década de 1960, ela foi comprada recentemente por um casal de engenheiros que  queriam uma casa branca, que remetesse ao estilo da arquitetura Bauhaus e tivesse uma vista especial. Com 300 m² de área construída, ela ocupa a encosta de uma colina, com vista de 180 graus para o lago e uma praia privativa dentro do terreno.
________________________________________________________________
2. Casa da Bahia, Salvador – Studio MK27
Desde o início, os ventos literalmente sopraram a favor desta casa em Salvador. Localizada num terreno cortado pelo constante vento noroeste, ela foi desenhada para tirar proveito da brisa. A construção forma um quadrado ao redor de um pátio gramado, lembrando um claustro, elemento da arquitetura colonial muito presente na Bahia. Nesse pátio interno reinam três mangueiras nativas da região, acompanhadas de uma piscina. São quase 700 m² de área construída, formando oito fachadas impactantes: quatro voltadas para o pátio e quatro para as laterais externas. Todas as faces se abrem para o verde, como a sala de estar longitudinal, que se transforma numa vasta varanda quando aberta.
________________________________________________________________
3. Graham Residence, Seattle, Washington, EUA – E. Cobb Architects Inc.
O projeto desta grandiosa casa parece ter sido edificado como um enunciado contemporâneo. Uma homenagem ao estilo de vida moderno e sua arquitetura de proporções grandiosas. Aqui, o minimalismo está restrito ao décor e ao mobiliário. Quanto à arquitetura intrincada, é preciso gastar algum tempo para compreender todas as linhas desta residência: vidro, concreto e madeira se contrapõem em volumes muito bem-estruturados para formar imensos blocos. Isso garante que praticamente todos os ambientes internos possuam pé-direito duplo, inclusive os dormitórios.
________________________________________________________________
4. Casa da Caverna, Ilha de Santorini, Grécia – Tanasi Vogdanis
Se hoje passamos nossos dias vasculhando o planeta em busca de diferentes formas de morar é porque, dezenas de milhares de anos atrás, alguém achou por bem se abrigar da hostilidade do mundo numa caverna. Vez ou outra, impulsos de retornar a essa fase da evolução acometem muitos dos exemplares da espécie ainda hoje. Um deles atende pelo nome de Gabriele Giugni, feliz proprietário desta casa de sonhos. Feita como se tivesse sido escavada na rocha de uma encosta, ela se assemelha a um complexo de pequenas grutas. Não é para menos: originalmente, a construção era um abrigo de pastores. Ao adquiri-la, Giugni fez questão de preservar boa parte das características originais, optando apenas por otimizar o uso do espaço e mudar a função de alguns ambientes.
________________________________________________________________
5. Casa da Colina, Cidade do Cabo, África do Sul – SAOTA Architects
Depois de desenhar dezenas de casas de luxo na África, o casal de arquitetos Stefan e Carla Antoni decidiu demolir o bangalô onde morava e erguer esta bela residência na mesma encosta. Para garantir vistas privilegiadas da praia e do oceano, a solução encontrada por eles foi a sobreposição de camadas e a ocupação total do lote. Acostumados com projetos de residências nos terrenos mais improváveis, os arquitetos procuraram ocupar todo o lote triangular, de declividade acentuada. O resultado é uma construção de design ondulado, com terraços curvos que se projetam para além do terreno, fazendo máximo uso do espaço disponível.
________________________________________________________________
6. Dune House, Thorpeness, Suffolk, Inglaterra – JVA e Mole Architecture
As dunas, o mar e a arquitetura tradicional das cidades litorâneas inglesas inspiraram os arquitetos a projetar esta residência de verão localizada na costa leste do país. Como seu próprio nome indica, a casa foi construída em meio a dunas móveis, a poucos metros da praia, e procura tirar proveito dessa paisagem única. Além disso, seu projeto faz referência à arquitetura tradicional da região, onde o telhado tem sempre lugar de destaque. Revestida com chapas de aço alaranjado, a cobertura casa reflete as cores do céu e do mar, que mudam radicalmente nesta região da costa, criando movimento e dando um sentido contemporâneo ao conjunto.
________________________________________________________________
7. Casa do Penhasco, Dacar, Senegal – SAOTA Architects
A deslumbrante vista para o oceano Atlântico emoldura e define esta estonteante casa de 1.400 m² de área localizada no topo de um penhasco . A mansão de linhas contemporâneas ocupa o terreno de um antigo bunker erguido na época da 2ª Guerra Mundial. Essa memória foi preservada e estabeleceu o desenho do subsolo, transformado em um cinema privé. Mas a grande vedete da residência é o piso térreo. Não apenas por conta da vista para o mar, da piscina de borda infinita ou do imenso jardim. A incrível integração de espaços internos e externos, conquistada pelo uso de imensos panos de vidro, é o que impressiona na sequência de ambientes sociais – salas, escritório, cozinha.
________________________________________________________________
8. Indian Creek House, Biscayne Bay, Flórida, EUA – Rene Gonzalez
Dentre as ensolaradas baías existentes no mais tropical dos estados norte-americanos – a Flórida –, está Biscayne Bay, um trecho de água que separa Miami de North Miami Beach, e que guarda um segredo conhecido por alguns, mas frequentado por poucos: a ilha de Indian Creek. Trata-se de um refúgio exclusivo que abriga casas luxuosíssimas, de gente importante: o cantor espanhol Julio Iglesias; a modelo brasileira Adriana Lima; o cofundador da marca Calvin Klein, Barry Schwartz; e o dono desta bela mansão feita para refletir o espírito da paisagem local, onde o oceano, o sol e a lua reinam absolutos.
________________________________________________________________
9. Casa Terra Vista, Trancoso, Bahia – David Bastos:
O clima de praia e um quê de resort particular dominam o astral desta agradável casa no condomínio de Terra Vista, em Trancoso. A residência é o refúgio baiano de um casal do Rio de Janeiro, com filhos casados e netos. O amplo terreno de 1.700 m² abriga a construção de 600 m² de área útil, com cinco suítes, dividida em seis blocos distintos. Uma passarela de madeira, suspensa sobre um espelho-d’água, percorre toda a construção desde a entrada até o final da casa, terminando na piscina com vista para o campo de golfe do condomínio. No piso superior, garantindo a privacidade, apenas a suíte máster do casal ocupa generosos 70 m².
________________________________________________________________
10. Camps Bay House, Cidade do Cabo, África do Sul – SAOTA Architects
O exclusivo bairro de Camps Bay é o cenário perfeito para esta residência envidraçada, cujos donos desejavam que fosse um lugar inesquecível para quem a conhecesse. A solução criada pelos arquitetos foi a resposta certa para essa demanda: ao mesmo tempo em que é protegida em sua porção voltada para a rua, a casa tem diversas aberturas de vidro que oferecem uma esplêndida vista para as montanhas e para o mar. Tantas janelas e portas de vidro só foram possíveis porque o interior do lote é voltado para a face sul, que não recebe diretamente o calor e a luz do sol, enquanto a face norte – mais ensolarada – está voltada justamente para a entrada do terreno.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.