15 de dezembro de 2011

3D sem óculos: promessa cumprida

Os consumidores japoneses começam neste fim de semana a ver nas lojas alguns exemplares do primeiro TV 3D sem óculos de tela grande (55 polegadas). Como havia prometido na IFA, em setembro, a Toshiba está entregando a novidade (foto) a seus principais revendedores locais, com preço sugerido de 900 mil iênes, o equivalente a cerca de US$ 11.500. Sem dúvida, é um grande lançamento, talvez o mais aguardado do ano na área de TVs.

Mas dificilmente terá boas vendas, e não apenas por causa do preço. Acontece que o fabricante foi obrigado a fazer algumas modificações no projeto, sendo a mais importante delas na resolução de imagem. Embora tenha especificação Quad-Full-HD (3840 x 2.160 pixels), equivalente a quatro vezes a dos TVs Full-HD atuais, a reprodução em 3D não será tudo isso. O 55X3 utiliza projeção tridimensional a partir de tela lenticular, que distribui o sinal em várias direções, permitindo a até nove pessoas enxergarem imagens 3D sem necessidade de óculos. Mas, para fazer isso, corta a resolução para 720p (vejam aqui o vídeo que fizemos na IFA). A Toshiba garante que as imagens 2D podem ser vistas na plenitude (4K), mas aí vem o problema da falta de conteúdo: não existem gravações desse tipo, por enquanto.

De qualquer forma, esse TV inaugura uma nova geração de aparelhos, que provavelmente ganhará seguidores nos próximos meses. Com certeza, veremos alguns deles na CES, em janeiro. É o primeiro que utiliza o chip CEVO, patente da própria Toshiba, da mesma família dos processadores que equipam o PlayStation 3. Pelo que nos foi dito na IFA, esse chip é muito mais avançado que os atuais, podendo executar todas as funções exigidas dos TVs do tipo Smart, incluindo acesso à internet, recepção simultânea de várias fontes de sinal e até autocalibragem de acordo com o ambiente.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.