24 de dezembro de 2011

CES 2012 pode ter nova disputa entre marcas de TVs

Embora ainda haja, como de hábito, muito mistério em torno do que será mostrado na edição 2012 da Consumer Electronics Show (CES), uma série de boatos nos bastidores da indústria eletrônica reforça a ideia de uma nova disputa em torno das tecnologias de TVs. A bola da vez é o padrão OLED (Organic Light-emitting Diode), que permite construir displays mais brilhantes, com melhor taxa de contraste e menor consumo de energia. Sony, LG e Samsung são citados entre os principais fabricantes que apostam nessa tecnologia.

Lançado pela Sony em 2007 (e depois abandonado), o desenvolvimento de displays orgânicos é apontado por muitos especialistas como o futuro não só dos TVs, mas de uma série de outros produtos. Paineis OLED já são usados atualmente em telas de celulares e câmeras, mas os fabricantes ainda não encontraram uma forma de viabilizar a produção em tamanhos grandes. Notícias surgidas na Coreia nas últimas semanas indicam que os dois maiores fabricantes mundiais, LG e Samsung, já têm prontos TVs OLED de 55" que serão demonstrados na CES e talvez lançados ao longo do próximo ano.

Outra tendência que está sendo anunciada pelos organizadores do evento é a multiplicação dos sistemas de áudio e vídeo sem fio, com acesso através de dispositivos móveis. Além de tablets e smartphones, ganham espaço as soluções para uso também de TVs, projetores e até caixas acústicas em ambientes wireless.

Na mesma linha, estão surgindo diversas pequenas empresas dedicadas a desenvolver soluções para TVs e outros aparelhos conectados à internet e às redes residenciais. Um dos pavilhões da CES 2012 será dedicado justamente a essas soluções, com um grande congresso promovido pela empresa Parks Associates e o anúncio oficial do novo padrão WiSA (Wireless Speaker and Audio).

Na área de displays e sistemas de projeção, aguarda-se uma nova geração de projetores 3D, já anunciada por fabricantes como SIM2, Panasonic, Mitsubishi, Sony e Sharp. Estas duas últimas, juntamente acenam também com os novíssimos TVs 4K, de resolução duas vezes maior que a do Blu-ray.

A CES 2012 acontecerá em Las Vegas entre os dias 10 e 13 de janeiro, inclusive com a presença de uma delegação brasileira, organizada pelo Consulado-Geral dos EUA em São Paulo e pela agência SGP Turismo, com apoio da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.