11 de dezembro de 2011

Quando o carro vai parar na sala

Um colecionador de automóveis raros decidiu levar sua paixão às últimas consequências. Como? Transferindo a garagem para dentro da sala de estar de sua casa em Los Angeles.

A inusitada construção ocupa o último andar da propriedade, uma residência que data de 1953, na encosta de um morro. Separada do acesso de pedestres, a entrada de veículos se dá por uma pequena ponte. A partir dela, uma imensa porta de vidro se abre para o ambiente que, além da vaga para um automóvel, possui um living com direito a sofá, poltrona, mesa de centro e uma TV.

São 120 m² ao todo – uma área maior do que muito apartamento por aí. Como se não bastasse, o espaço ainda conta com cozinha, banheiro e biblioteca, além de um volume de madeira, com prateleira para livros, que serve também como depósito.
E não para por aí. O verdadeiro truque de mestre está numa solução encontrada pelo proprietário para evitar que a fumaça do escapamento polua a sala. A pureza do ar é garantida por uma estrutura mecânica que, uma vez acionada, faz emergir do chão uma suave rampa bem debaixo das rodas do carro. A gravidade empurra o veículo para fora, permitindo que o motorista só ligue o motor quando já está ao ar livre.

Quando ergueu a garagem, o proprietário queria transformar a rotina de chegar ou sair de casa em uma experiência única. De brinde, ficou com um espaço que alça seus veículos – entre eles uma Ferrari e uma Maserati – ao status de obras de arte.

[Globo]

Um comentário:

Digite aqui seu comentário.