1 de julho de 2010

Conheça o jogo de guerra que não tem tiros


Game ensina língua e cultura dos países invadidos a soldados norte-americanos


A empresa de softwares Alelo desenvolveu para o exército dos Estados Unidos um game que ajuda seus soldados a compreenderem a língua, a comunicação visual e informações culturais e geográficas nos países em que eles servirão. Chamado Tactical Language Series, o jogo ensina os militares a lidar com os nativos de maneira cuidadosa e respeitosa, para evitar conflitos desnecessários com eles.

Os soldados já aprendem os costumes e nuances do povo afegão e iraquiano antes mesmo de ir a campo, por exemplo. O jogo simula vários diálogos e problemas que devem ser resolvidos entre os militares e civis dos países invadidos, em conversas no estilo do popular jogo The Sims. O jogador pode selecionar opções de falas que alteram o comportamento do cidadão virtual, aprende a pronunciar uma série de frases em idiomas estrangeiros e deve interpretar o significado de movimentos faciais e gestos com as mãos dos nativos – que são diferentes do que eles estão acostumados no Ocidente. Tudo isso sem dar um tiro sequer, já que o jogo não permite essa opção.

“Em pouco tempo, o militar passa do velho “mãos para cima!” para uma compreensão completa de que a cultura está intrinsecamente conectada à linguagem e que as frases não são suficientes para obter um compromisso destas pessoas. Para se comunicar, é preciso saber algo delas”, afirmou o alemão Michael Shaughnessy, especializado em aprendizado de linguagem assistida por computador e representações visuais de cultura ao site

[Globo]

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