13 de julho de 2010

Iluminação da casa ajuda no bem-estar. Saiba como

A iluminação de uma casa é um fator muito importante para o bem estar dos moradores. A luz influencia a função de cada ambiente, tem o poder de relaxar ou excitar.

Conversamos com Ricardo Heder, projetista de iluminação e dono da Reka em São Paulo. Ele realiza projetos de iluminação para residências, empresas e eventos há mais de dez anos.

“A luz bem utilizada deixa o espaço mais agradável. E se um mesmo espaço tem diferentes usos, a combinação da luz do teto com abajures, arandelas ou luminárias de piso podem caracterizar o espaço para diferentes fins: trabalho, descanso ou lazer”, ensina. Uma boa iluminação não depende de produtos caros, mas sim de produtos estrategicamente colocados e com a lâmpada certa. “Se você quer uma boa luz de leitura, existem diversas opções no mercado, de vários preços. O importante é colocar o abajur na altura certa e com uma lâmpada de alta voltagem”.

Saiba como aumentar o conforto:

Dimer

“É um ótimo recurso para adequar a luz. Você usa a luz mais forte para trabalhar ou mais fraca para namorar, por exemplo”. Mas atenção, o dimer só funciona com lâmpadas incandescentes, a tradicional.

Cozinha e escritórios

“Opte por lâmpadas claras, de serviço e mais intensas. As tubulares fluorescentes, mais conhecidas como lâmpadas frias, consomem menos e não esquentam e são indicadas para ambientes de trabalho.”

Sala de estar

“Um espaço de estar tem uma luz confortável quando iluminado por várias luminárias de baixa intensidade e não apenas uma de luz mais forte. Abajur de cúpula de acrílico ou vidro ilumina para todos os lados, criando uma luz mais quente”.

Quarto de dormir

“Gosto de usar luminárias que escondem a fonte (a lâmpada) na hora que você deita na cama. A luz rebate no teto e fica mais confortável”.

Lâmpadas coloridas

“É um bom recurso, dá um clima conforme a cor. Tenho um abajur com uma lâmpada vermelha na minha sala, é uma luz receptiva.”

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.