16 de julho de 2010

Brasil é vice-campeão na Copa do Mundo da Computação


A 8ª edição da Imagine Cup, iniciativa de Cidadania da Microsoft, conhecida como a Copa do Mundo da Computação, reconheceu em Varsóvia, na Polônia, mais de 400 estudantes de cerca de 100 países, competindo em diversas categorias. Os jovens participantes se propuseram a criar tecnologias inovadoras que pudessem solucionar alguns dos principais problemas da humanidade, de acordo com as oito metas do milênio estabelecidas pela ONU.

Na competição, o Brasil contou com 84 mil inscritos, quase 30% do total de participantes em todo o mundo, e 24 estudantes representaram o País na final mundial. A equipe reconhecida como vice-campeã na categoria “Interoperabilidade”, a Uptiva Dreams IT, apresentou um projeto que promete resolver o trânsito. Esse prêmio é concedido aos estudantes que desenvolvem um aplicativo com uso de tecnologias Microsoft combinadas a outras soluções do Mercado para conectar pessoas, dados e diversos sistemas de uma nova maneira. A equipe paulista Samba Samba também recebeu dois prêmios especiais, o “Próxima Geração Web” e o “Windows Internet Explorer 8”.

Durante a primeira semana de julho, os jovens competiram por prêmios que somam um total de US$ 240 mil dólares, em cinco categorias e seis prêmios especiais. A equipe vencedora da categoria principal da Imagine Cup 2010, Software Design, é da Tailândia, e conquistou o prêmio de US$ 25 mil. Os estudantes de Pernambuco, Alagoas e Piauí, da equipe Proativa – reconhecida como campeã na última edição, concorreram ao mesmo prêmio e ficaram entre os 12 melhores do mundo. “A Imagine Cup representa a oportunidade que jovens muito talentosos precisam ter para mostrar ao mundo sua criatividade, competência e seu conhecimento em tecnologia”, revela Amintas Neto, gerente geral de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.

Uma dupla de alunos de Bacharelado em Design – Habilitação em Interface Digital do Centro Universitário Senac-SP também se destacou sendo a única da América Latina classificada para a final mundial, na categoria Digital Media. Para assistir a animação que os classificou, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=mcJBXbgvzL0

“Os projetos apresentados pelos estudantes na Imagine Cup utilizaram sofisticada tecnologia que ressaltam as coisas incríveis que eles podem realizar quando têm inspiração e trabalham em equipe”, afirmou Jean-Philippe Courtois, presidente da Microsoft International. “Esses jovens nos deixam orgulhosos porque eles estão dando passos concretos para ajudar os outros e fazer do mundo um lugar melhor. Com sua paixão e o auxílio da tecnologia eles podem e certamente irão impactar positivamente o nosso futuro”, completa o executivo.

A Microsoft anuncia ainda que a final mundial da Imagine Cup 2011 será na cidade de Nova Iorque, nos EUA. As inscrições para a competição no próximo ano já estão abertas e os estudantes podem obter mais informações no site oficial do evento: www.imaginecup.com.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.