30 de julho de 2010

Entenda as diferenças entre telas de LCD e LED


A cada dia que se passa o mundo da tecnologia traz coisas novas e, consigo, enche nossas cabeças com uma vasta variedade de dúvidas e confusões. Isso acontece com muitas coisas, tais como TV Digital x TV em Alta Definição x TV Full HD, CD x DVD x Blu-Ray, Spam x Phishing x Adware x Malware, entre outras coisas mil que podem nos confundir.


Algo relativamente novo, e que tanto tem se falado e visto na internet, televisão e várias outras mídias, são as TV’s e monitores de LED. Todos os fabricantes que trabalham com essa tecnologia deixam claro em suas ações publicitárias que uma tela de LED é melhor do que uma tela de LCD comum, por outro lado não deixam claro quais são suas vantagens e, possivelmente, suas desvantagens. Por isso, vamos falar um pouco dessas duas tecnologias e tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

A grande diferença entre a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display) e a tecnologia LED (Light Emitting Diodes) está no sistema de iluminação do painel. Nas telas de LCD é preciso uma lâmpada maior em toda extensão do painel chamada de Backlight, sendo que nas telas de LED milhares de micro lâmpadas independentes (LED’s) fazem o trabalho, possibilitando a construção de TVs e monitores mais finos.

As telas de LCD atualmente são as que dominam o mercado. Elas são ótimas para ambientes claros, pois reflexos vindos de uma janela, porta ou corredor não aparecem na tela e não atrapalham quando se está assistindo-a. No entanto, dificilmente aparece nos aparelhos superiores a 50” e gastam mais energia.

A tecnologia LED proporciona altos contrastes de cores e brilho ainda maior que o LCD. Além disso, proporciona ainda economia de até 40% no consumo de energia elétrica e os televisores são fabricados com materiais que não agridem o meio ambiente – não contêm chumbo, mercúrio e nem COV (compostos orgânicos voláteis). A desvantagem atual está no alto preço desses aparelhos, que chegam a custar R$ 1.000,00 mais caro que as outras tecnologias.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.