28 de julho de 2010

Sony e Intel apostam em conexões sem fio

Duas das maiores empresas do setor de tecnologia estão unidas em torno do padrão de conexão sem fio DLNA, que facilita a integração entre aparelhos de áudio, vídeo, telefonia e informática. Nesta terça-feira, num evento em São Paulo, Sony e Intel demonstraram as possibilidades desse padrão e anunciaram os planos para aumentar sua aceitação pelo consumidor.

A conexão DLNA (Digital Living Network Alliance) já existe há alguns anos, em televisores, notebooks e outros aparelhos à venda no Brasil. Trata-se de um consórcio internacional formado por gigantes do setor, como Microsoft, Panasonic, Nokia, HP e Cisco, entre outras. Os aparelhos com esse protocolo podem “conversar” entre si, transferindo dados dentro de um mesmo ambiente em alta velocidade. No mundo inteiro, já existem mais de 5 mil produtos com essa certificação.

No evento, técnicos da Sony e da Intel mostraram na prática como tudo funciona (assista aqui ao vídeo). Um notebook Vaio, equipado com processador Intel Core i5, executava múltiplas tarefas e distribuía conteúdos de áudio e vídeo, armazenados em seu HD, para os televisores da loja e para um minisystem; nos TVs, também foi possível ver imagens geradas por um celular Sony Ericsson modelo Vivaz (também com DLNA).

A equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL já testou o recurso DLNA com aparelhos de várias marcas. O novo TV 3D Samsung, por exemplo, consegue exibir arquivos de vídeo a partir de um computador; assim como celulares e até receivers, que podem comandar aparelhos de TV graças a essa conexão. Para o usuário, uma das grandes vantagens é que não há incompatibilidade entre marcas diferentes.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.