27 de julho de 2010

Especialista afirma que a nuvem será mais importante que a internet

A computação nas nuvens é um novo conceito criado pelos engenheiros do Google, que segundo eles, em um futuro próximo, bastará ter em casa um teclado, um monitor e um mouse. O computador será um chip ligado à internet, que é chamada de “grande nuvem” de computadores.

Para o especialista Mike Nelson, professor da Georgetown University “A computação nas nuvens está prestes a bater a internet em importância”. Nelson fez essa afirmação durante a World Future Society Conference, no dia nove de julho, deste ano de 2010.

Mas para que isso aconteça, Nelson acredita que os atuais desenvolvedores de web devem ter a mesma visão que tinham os que criaram a internet, que sabiam exatamente o que era possível fazer em relação a ela. E para que a computação nas nuvens realmente dê certo, é necessário entender como acontecerá seu crescimento.

Benefícios da Computação nas Nuvens

As vantagens da computação nas nuvens são inúmeras, e se realmente acontecer irá facilitar a vida de muita gente. Para começar, todos os seus arquivos, como: fotos, músicas, documentos, farão parte desta nuvem virtual e assim, será possível acessar esses arquivos através de qualquer outro computador. Além dos arquivos, os programas também farão parte da nuvem, e você verá em seu monitor o programa que desejar.

Países em desenvolvimento e pequenas empresas também serão beneficiados, pois poderão ter acesso a diversos softwares que atualmente só podem ser usados por países desenvolvidos e grandes empresas.

Além da facilidade e da segurança de não correr o risco de perder arquivos importantes caso seu computador estrague, eles serão muito mais baratos e os programas serão disponibilizados gratuitamente, através da internet. E assim, as classes mais baixas da sociedade terão fácil acesso aos computadores e internet, e a inclusão digital realmente acontecerá.

Google e a Computação nas Nuvens

Como já foi dito, o Google está na frente das pesquisas para o desenvolvimento dessa nova tecnologia, e parece que será o primeiro a disponibilizar os serviços na internet. Atualmente, o Google já disponibiliza sites para armazenamento de fotos, vídeos, arquivos, agenda e diversos outros serviços, que certamente serão muito usados quando a computação nas nuvens for implantada.

Vários projetos de sucesso do Google foram criados pelos funcionários durante o tempo livre que a empresa disponibiliza a eles, 20% do tempo que passam trabalhando pode ser usado para projetos pessoais, e foi durante esse tempo que sucessos como Orkut e Gmail foram criados.

O Google caminha cada vez mais para que a computação nas nuvens em breve se torne uma realidade e inova mais a cada dia. Empresas como a Microsoft precisam assumir essa postura também, para que não acabem se tornando ultrapassados assim como os computadores atuais.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.