25 de julho de 2010

Projeto visa transmitir Copa 2014 em 3D e 4K

Um consórcio de empresas e entidades está se unindo com o objetivo de gerar transmissões da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, com imagens 3D e em definição 4K. O projeto, definido como "colaborativo e experimental", vis aproveitar o evento para incentivar a inovação tecnológica no País.

Numa iniciativa do CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações) e da Universidade McKenzie (SP), o projeto Copa4K conta com financiamento da Finep, órgão de incentivo à pesquisa ligado ao BNDES, da Fapesp (órgão do governo paulista) e apoio da Unicampo (Campinas) e da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de algumas empresas do setor. Os organizadores são os mesmos que, em julho do ano passado, realizaram a primeira transmissão experimental intercontinental em 4K, exibindo o filme "Enquanto a Noite Não Chega" a partir de São Paulo, em streaming de vídeo, para dois continentes ao mesmo tempo (Ásia e América do Norte). O filme foi o destaque do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

A transmisão utilizou rede especial de fibra óptica, em banda larga, para permitir estabilidade do sinal. O filme foi produzido com câmera 4K, cuja resolução é quatro vezes mais alta que a máxima utilizada atualmente (4.096x2.160 pixels, contra 1.920x1.080 do Full-HD). Na ocasião, a projeção foi assistida simultaneamente na Universidade de San Diego (Califórnia) e no Design Media de Yokohama (Japão). Durante a Copa da África, em Johannesburgo, alguns convidados assistiram a uma demonstração do sistema.

Com orçamento estimado em R$ 3 bilhões, o projeto Copa4K pretende fazer as transmissões em 2014 em cinemas equipados com equipamento 3D 4K, a partir do sinal gerado diretamente dos estádios.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.