12 de julho de 2010

Gadget amarra sozinho cadarços do tênis




Num futuro próximo, as crianças não vão mais ter que passar horas aprendendo a amarrar o sapato. Tropeçar no cadarço então, nem pensar. Todas podem seguir o exemplo de Marty McFly em De Volta Para o Futuro, dono de sapatos que se amarram sozinhos. Um começo é imitar a ideia de Blake Bevin, um americano que criou um gadget para amarrar o seu Nike.

Em vez de gastar energia fazendo um nó nos cadarços, Bevin se empenhou em colocar motores atrás do tênis de cano alto. Ao calçar o tênis, um sensor de força envia sinais ao mecanismo. Composto por um microcontrolador Arduino e dois motores, ele puxa os cadarços para trás. Para desamarrar, basta apertar um botão do motor que ele faz o processo inverso.

No site Instructables, Bevin ensina passo a passo como reproduzir a ideia. Apesar de ser bem empolgante, a criação parece ter custado bastante. Bevin só motorizou um tênis do par, por motivos financeiros. A questão é se ele vai usar um pé motorizado e o outro não, o que provavelmente não combina. Quem sabe a Nike compra a ideia e contribui com algum dinheirinho?

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.